Brasília-DF,
22/SET/2021

Chef Airton Alves dá dicas de como preparar iguarias usando ovos; confira

Direto da Rússia, os clássicos blinis (uma espécie de minipanqueca) com caviar, o strogonoff e o arroz com uvas passas é a novidade adotada no bufê da padaria Bellini

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Bernardo Bittar - Especial para o Correio Publicação:22/08/2014 06:12
Chef Airton Alves dá dicas para o preparo do quitute (André Violatti/Esp. CB/D.A Press)
Chef Airton Alves dá dicas para o preparo do quitute
O ovo está presente, como coadjuvante, nas mais variadas receitas. Mas também pode assumir o papel principal, como é o caso dos ovos nevados feitos à moda russa. De lá, vieram clássicos como as blinis (uma espécie de minipanqueca) com caviar, o strogonoff e o arroz com uvas passas. A novidade importada da Rússia é uma variação salgada do preparo brasileiro.

Recentemente valorizada pelo chef Claude Troisgros, a iguaria é servida em Brasília, no bufê da padaria Bellini, onde aparece como sugestão para o café da manhã. Airton Alves, que comanda a cozinha do local, tem truques.

"A gema é colocada para gratinar depois de dois minutos e meio. Assim, ela não perde brilho, não escurece nem endurece”, explica. Outra dica é o tempero: "Se for utilizar sal, coloque na batedeira um pitada enquanto ela bate as claras em neve", ensina.

Ingredientes
2 ovos (gemas e claras separadas)
Sal a gosto
1 colher de chá de manteiga para untar
40g de parmesão ralado

Modo de preparo
Bata as claras em neve, por 7 minutos, na batedeira em velocidade média. Em uma forma, untada com manteiga, modele as claras em neve em pequenos montinhos e leve ao forno para gratinar por 2 minutos e meio. Feito isso, retire do forno e faça uma cavidade no centro da clara e acrescente a gema, se preferir salpique queijo parmesão por cima e retorne ao forno por mais 2 minutos e meio. Depois é só servir. Forno: 180ºC.

Molho

Ingredientes

1 tomate italiano sem casca (picadinho)
1 fio de azeite
15g de bacon
1 colher de chá de vinho branco

Modo de preparo
Aqueça o azeite numa frigideira, depois acrescente os tomates sem pele e sem caroço, adicione o bacon e deixe encorpar um pouco. Quando o molho ficar mais encorpado, acrescente uma colher de vinho branco e flambe. Por fim, é servir com os ovos à la Rússia.

Bellini
(SCLS 113, bloco D, loja 35, Asa Sul, telefone 3345-0777), aberto diariamente, das 06h30 à 0h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK