Brasília-DF,
21/SET/2021

Restaurantes encontram alternativas para servir uma água mais saborosa

Manter o corpo hidratado é recomendação de todos os dias, tanto os secos quanto os chuvosos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:04/09/2014 08:46Atualização:04/09/2014 08:55
Os chás gelados chamam a atenção pela refrescância e pela diversidade de combinações (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Os chás gelados chamam a atenção pela refrescância e pela diversidade de combinações

Queimadas, grama sem cor, terra batida e ipês floridos marcam o inverno da capital federal. Com a baixa umidade e as altas temperaturas, o cenário também é uma ameaça à saúde. Mesmo com a chegada da chuva, melhor não depender dos céus para garantir a hidratação do corpo. A recomendação para diminuir os danos do clima? Beber muita água. Mas não precisa ser pura. Alternativas encontradas em restaurantes da cidade e que podem ser reproduzidas em casa são formas saborosas de aumentar o consumo de líquido não só durante o período praticamente desértico do ano, mas ao longo de todos os meses. Bebidas aromatizadas, chás gelados e sucos com água de coco estão entre as opções para quem quer se manter hidratado e inovar nas combinações.

Antes de diversificar o menu, porém, a nutricionista Tatiana Helou, do Levittá Espaço Nutrição, dá uma dica importante: é preciso ter cuidado com os produtos industrializados. “Se formos olhar as embalagens, veremos que essas bebidas têm diversos tipos de açúcar, corantes, conservantes e aditivos químicos em geral. Ou seja, elementos que vão contribuir para a desidratação”, alerta. Por isso, a especialistas sugere que sejam escolhidos ingredientes entre as opções naturais.

A mistura, inclusive, pode ser simples, demandar pouco esforço. “Uma dica que a gente dá para pessoas que não gostam de beber muita água é acrescentar algumas gotas de suco de limão, hortelã ou talos de canela. Isso vai dar um aroma e um gosto refrescantes ao líquido”, indica Helou. Ela explica que, dessa forma, é possível aumentar o consumo de líquidos e, ao mesmo tempo, evitar o excesso de carboidratos e aditivos químicos.

Cristina Roberto, proprietária do Bistrô Bom Demais, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), assegura que as águas aromatizadas são boas alternativas não só no período de seca. Agradam aos paladares dos clientes durante todo o ano. “Incluímos no cardápio assim que abrimos a casa porque é uma opção muito saborosa e refrescante”, conta.

Suco com eletrólitos

Opções bastante recorrentes de hidratação, os sucos precisam de um ajuste para não estourar a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Isso porque, dependendo da combinação, eles podem ter carboidratos além do recomendado. A nutricionista Tatiana Helou, do Levittá Espaço Nutrição, segure o uso de água de coco, deixando a bebida mais refrescante. “Ela é muito rica em eletrólitos, que são fundamentais para hidratar o corpo”, explica

Outra vantagem está no fato de a água de coco ser um ingrediente bastante versátil, podendo ser usada com qualquer tipo de fruta. “Não existe combinação perfeita, varia de acordo com o paladar de cada um”, reforça. Mas, se o objetivo for explorar ao máximo as propriedades dos elementos que compõem a bebida, é bom ficar de olho no visual do que irá para o liquidificador ou para a centrífuga. “Quanto mais alternativas de cores tiver, mais nutrientes serão aproveitados, sem falar que o sabor fica bem interessante”, recomenda a nutricionista.

Linhaça, sementes de chia e gengibre também são recomendados. “O gengibre é um alimento pouco consumido e que possui propriedades muito benéficas para a saúde. Como tem um gosto mais forte, fica muito bom no suco porque, ao ser misturado com outros ingredientes, perde um pouco da intensidade”, explica Helou.

Suco com água de coco por Tatiana Helou

Ingredientes
- 250ml de água de coco natural
- 1 xícara de morango orgânico
- 1 laranja espremida
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- Gelo à vontade

Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa coar.

Dica
Para aumentar a ingestão de fibras, use pedaços de laranja no lugar do suco da fruta

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK