Brasília-DF,
17/MAR/2024

Culinária nordestina é destaque em casas que investem nos sabores da região

Esta semana, o Divirta-se Mais segue a rota de restaurantes nordestinos espalhados pelo DF

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Sara Campos - Enviada Especial Publicação:12/09/2014 06:01Atualização:12/09/2014 14:58

 (Ana Rayssa/Paula Rafiza)
A gastronomia nordestina é rica em tradição, cores e sabores. Tão diversas quanto a extensão territorial dessa região, as comidas oferecem da leveza dos peixes e frutos do mar do litoral ao sabor intenso das carnes do sertão. Esta semana, o Divirta-se Mais segue a rota de restaurantes nordestinos espalhados pelo DF e apresenta a você opções de Ceilândia ao Plano Piloto, passando por Águas Claras e pelo Núcleo Bandeirante.


Metade dos imigrantes no DF são nordestinos. Essa diáspora, muito forte na década de 1960, foi essencial para o crescimento cultural, social e econômico de Brasília, que mantém viva a conexão, inclusive à mesa.

"A comida nordestina fez parte da minha infância e, por isso, decidi abrir uma casa que mantivesse viva essa tradição", conta Thiago Lucena, do Mandaka Chapa & Chope. "Nossa clientela é bem fiel e sempre traz pessoas do Nordeste que estão de passagem pela cidade", comenta o sócio-proprietário do Severina, Marcus Henrique Mota.

Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão - diferentes entre si, mas com várias receitas em comum, entre as quais tapioca, carne de sol, queijo manteiga (ou do sertão), além de preparos à base de miúdos.

Confira alguns lugares onde a culinária nordestina ganha destaque:


Birimbau Brasil
Restaurante Severina
Brasil Vexado
Mandaka Chapa e Chopp
Feira da Ceilândia
Dona Graça
Paraíba Carne de Sol
Cartolaria Café e Bistrô
Bufê do Mangai

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK