Brasília-DF,
18/DEZ/2017

Escritora francesa lança livro de receitas saudáveis e de fácil preparo; confira

"Criei essas receitas, especialmente, para aqueles que gostam de cozinhar", explica a escritora francesa Valérie Lhomme

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Rebeca Oliveira Publicação:26/09/2014 06:04Atualização:25/09/2014 12:00
Livro da escritora francesa Valérie Lhomme sobre comidas vegetarianas (Editora Alaúde/Reprodução)
Livro da escritora francesa Valérie Lhomme sobre comidas vegetarianas
Fotógrafa especializada em gastronomia, a escritora francesa Valérie Lhomme lança, este mês, o livro Comidinhas francesas vegetarianas. A obra traz 30 receitas de fácil preparo - como tofu com gengibre, cebolinha e brotos de alfafa; ou cuscuz marroquino com uvas-passas -, todas livres de carne vermelha, com alguns quitutes inclusos no conceito raw food, ou que possam ser adaptados, embora, ela mesma, não se declare uma vegetariana convicta. "Criei essas receitas, especialmente, para aqueles que gostam de cozinhar e, em determinados momentos de sua vida, têm o desejo de não comer carne ou peixe. Estes leitores precisam de pequeno guia (não fundamentalista) para dar o primeiro passo", explica.

Duas perguntas para Valérie Lhomme

Por que a preferência por vegetais ao criar um livro de receitas?

Por gosto e instinto. Acho que podemos viver de maneira muito saudável se reduzirmos significativamente o consumo de proteína animal. Isso é o que eu queria transmitir aos meus leitores, inclusive os não vegetarianos - eles podem reduzir ou eliminar de certos períodos da sua vida a proteína animal, enquanto estão beliscando algumas comidinhas, sejam elas francesas ou não.

Como escolher bons legumes, frutas e verduras?
Eles são bons quando cultivados sem pesticidas e fertilizantes químicos. Outra dica muito importante: devem ser colhidos maduros. O corpo também precisa de respeito às estações, e é ideal adotar ritmos diferentes ao longo do ano, provando diversos sabores e texturas. Na França, as estações são muito marcadas e isso é o que eu amo, porque é mais fácil saber quando teremos disponibilidade de um vegetal ou fruto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK