Brasília-DF,
23/ABR/2024

Da cozinha mineira, tradicional casa de biscoitos ensina a fazer a famosa peta

À base de farinha de mandioca, o quitute se caracteriza por ser um assado crocante, com interior oco

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Publicação:17/10/2014 06:14Atualização:16/10/2014 15:07
Maria Madalena Teixeira trouxe a receita da peta de Patos de Minas
 (Paula Rafiza/Esp. CB/D.A Press)
Maria Madalena Teixeira trouxe a receita da peta de Patos de Minas
Quando se pensa nos quitutes típicos de Minas Gerais, as opções são variadas e atendem a praticamente todos os gostos. A diversidade vai do famoso pão de queijo, passando pelas broas de milho, brevidades e bolos. Nesse cardápio tradicional, há um preparo que é singelo e faz muito sucesso: a peta. À base de farinha de mandioca, o quitute se caracteriza por ser um assado crocante, com interior oco.

"A peta, em Minas, é feita seguindo uma proporção fixa e só precisa de quatro ingredientes: polvilho, óleo, água e ovos", explica Maria Madalena Teixeira, fundadora da Casa dos Biscoitos Mineiros. Maria veio de Patos de Minas, cidade mineira que fica a 450km de Brasília e há 18 anos comanda uma das casas mais solicitadas quando o assunto é comidinhas. Para o Divirta-se Mais, dona Maria revelou a receita básica e algumas dicas para adicionar mais sabor à peta.

Receitas
Peta tradicional


Ingredientes
3 copos (250ml) de polvilho doce
1 copo de óleo de girassol
1/2 copo de água
De 8 a 10 ovos
Sal a gosto

Modo de fazer
Coloque o polvilho em uma gamela ou bacia resistente. Junte o óleo e a água em uma leiteira e ferva. Escalde o polvilho e deixe esfriar até ficar morno. Vá adicionando, um por um, os ovos e sovando a massa, com as mãos ou com o auxílio de uma colher grande. A consistência da massa deve ser mole e homogênea. Quando o ponto for alcançado, pare de acrescentar os ovos. Acerte o sal. Passe a massa para um saco de confeitar com o bico no tamanho desejado. Forme as petas na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar.


Peta temperada

Ingredientes
2kg de polvilho azedo
1l de leite integral
3 copos ( 250 ml) de óleo de girassol
De 8 a 10 ovos
Alho à vontade
Sal a gosto

Modo de fazer
Frite o alho sem deixar dourar. Acrescente ao leite com óleo e ferva. Escalde o polvilho e deixe esfriar até ficar morno. Vá adicionando, um por um, os ovos e sovando a massa, com as mãos ou com o auxílio de uma colher grande. Acerte o sal. A consistência da massa deve ser mole e homogênea. Passe a massa para um saco de confeitar com o bico no tamanho desejado. Forme as petas na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar.

Casa de Biscoitos Mineiros
(210 Norte, Bloco D, lojas 20/46 ; telefone 3274-2922; 106 Sul, Bloco A, loja 21; telefone 3443-4311; Avenida das Castanheiras, Lotes 1 e 2, entre ruas 33/34 Norte, loja 11; telefone 3435-6182), aberto de segunda a sexta das 7h30 às 20h, e sábado, das 7h30 às 18h.
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK