Brasília-DF,
27/ABR/2025

Especialistas dão dicas de como substituir purê com furtas e tubérculos

Segundo os chefs, as trocas costumam ser fáceis e resultar em combinações saborosas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Isabela de Oliveira Publicação:06/11/2014 08:47
Batata-doce e abacaxi fazem parte de um purê servido no C'est si Bon (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Batata-doce e abacaxi fazem parte de um purê servido no C'est si Bon

Esqueça os costumes por alguns minutos e tente pensar em um bom purê que não seja feito com as tradicionais batatas. Vale trocá-las por caju, batata-doce ou abacaxi. Se essas perspectivas parecerem ousadas demais, comece diversificando com a abóbora. Não tenha medo: especialistas na cozinha garantem que é possível colocar a imaginação em prática para recriar a velha receita com intermináveis substituições. Embora pouco convencionais, são opções deliciosas, leves e requintadas o suficiente para aparecer no cardápio de um almoço em família ou de um jantar especial.

José Ferreira é um dos chefs que defendem que misturas gastronômicas inusitadas não precisam se restringir a restaurantes caros, com menus modernos e elaborados demais. Com a tarefa de levar novidades ao C’est si Bon Creperia, Bistrô e Buffet, Zezé propôs o purê de batata-doce com abacaxi. Bastou um pouco de criatividade e muita coragem para criar o prato, que tem a aprovação da clientela. “A gente estava tentando fazer alguma coisa diferente. Aí, bastou usar a imaginação. O que poderia acompanhar a carne suína e que fosse agridoce, mas fugisse do tradicional? Acabou saindo esse prato. Ele tem essas qualidades e também acompanha muito bem os peixes”, diz.

A adaptação é sustentada pela praticidade. O chef conta que basta jogar a batata-doce na água para ela ficar pronta. O tempero usado está presente em qualquer cozinha: alho e manteiga. “Você coloca os pedaços de abacaxi no alho e na manteiga para dar uma refogada. Depois, é só adicionar a batata-doce amassada, sal e creme de leite. O ideal é que 100g de abacaxi acompanhem 1kg de batata. Não tem mistério”, ensina.

O purê costuma ser servido com carnes brancas, como o salmão. Também acompanha bem as carnes de porco, em especial o lombo e o pernil. E o melhor: não pesa na barriga e mantém a saciedade por mais tempo do que a batata tradicional (leia Palavra de especialista). O vinho, contanto que não seja seco demais, é bem-vindo nas ocasiões em que esse seja o prato principal, como um jantar com convidados especiais. Durante o dia, a combinação pode ser acompanhada de um suco de fruta da estação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK