Brasília-DF,
17/MAR/2024

Menu completo em menos de uma hora! Confira receitas e faça você mesmo!

Quem disse que os apetitosos pratos que vão à mesa nas festas e nas confraternizações precisam ter difícil preparo ou envolver horas em torno do fogão?

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:12/12/2014 06:12
Thiago Brandão: menu prático para as ceias de fim de ano
 (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Thiago Brandão: menu prático para as ceias de fim de ano
Menu completo em menos de uma hora!
Quem disse que os apetitosos pratos que vão à mesa nas festas e nas confraternizações precisam ter difícil preparo ou envolver horas em torno do fogão? "É possível preparar receitas facílimas, que são quase autoexplicativas, mas de grande refino", assegura o chef Thiago Brandão, professor e coordenador dos cursos técnicos de gastronomia do Centro Universitário Iesb.

Até quem não é chegado às panelas pode impressionar os convidados. O segredo é utilizar matérias-primas comuns ao período, como castanhas, nozes, frutas secas, bacalhau e figo - que têm preços mais convidativos nesta época do ano e dão sabor diferenciado às receitas. Para comprovar, Tiago criou um menu com alguns desses ingredientes. Da entrada à sobremesa, as três receitas ficam prontas em menos de uma hora.

Dicas
Sempre que fizer um prato mais úmido e desejar colocar castanhas, deixe-as por último, para que elas cumpram a função de dar crocância ao preparo. Caso contrário, elas absorvem a umidade dos outros ingredientes e murcham.

Se quiser, aqueça a tarte de doce de leites e o mix de castanhas por um minutinho antes de servir. Coloque uma bola de sorvete de creme por cima para incrementar ainda mais a sobremesa.

Receita
Bruschetta de figo, queijo gorgonzola e nozes (Serve duas pessoas)

Ingredientes
1 baguete
Queijo gorgonzola em fatias a gosto
Presunto de parma a gosto
Nozes sem casca a gosto
1 figo cortado em 4 pedaços
50ml de aceto balsâmico
20ml de mel
1 dente de alho

Modo de fazer
Leve o aceto e o mel ao fogo e aqueça em fogo brando até a mistura reduzir a um terço. Reserve e deixe esfriar. Corte o pão ao meio e, depois, em fatias de cerca de 6cm de largura. Descasque e esfregue o dente de alho no pão. Em seguida, aqueça-o em uma frigideira até dourar. Coloque o figo, o presunto de parma, o queijo gorgonzola e pincele com a redução de aceto e mel. Sirva.

Risoto de bacalhau (Serve até 3 pessoas)

Ingredientes

300g de bacalhau dessalgado em postas
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 xícara de arroz para risoto
Azeitonas pretas sem caroço a gosto
Tomate cereja a gosto
Alecrim e tomilho frescos a gosto
Lascas de amêndoas tostadas a gosto
100ml de vinho branco
1,5 litro de caldo de vegetais ou de frango já aquecido
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
100g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer
Doure a cebola e o alho com um fio de azeite. Acrescente o arroz e mexa sem parar durante três minutos. Coloque o vinho e quando secar, acrescente o caldo aos poucos, mexendo todo o tempo. Repita a operação até o arroz ficar al dente. Tempere o bacalhau com as ervas frescas e sele numa frigideira com um pouco de manteiga até dourar, dos dois lados. Separe as lascas e acrescente ao risoto junto nozes, tomate, azeitona, manteiga e o queijo. Mexa e sirva na hora.

Tarte de doce de leite com mix de castanhas

Ingredientes

150g de biscoito de aveia e mel
1 xícara de manteiga derretida
Doce de leite a gosto
Mix de castanhas e frutas secas de sua preferência (o chef usou avelã, pistache, amêndoas, damasco e uvas-passas)

Modo de fazer

Triture o biscoito no liquidificador e misture a manteiga até formar uma farofa. Cubra o fundo de uma forma com laterais removíveis e leve ao forno até dourar e espere esfriar. Em seguida, cubra a massa com doce de leite, na quantidade que desejar. Por cima, despeje as castanhas e as frutas secas. Sirva puro ou com uma bola de sorvete.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK