Brasília-DF,
24/ABR/2024

Chef da Confeitaria Francesa ensina o preparo de quitute natalino; veja

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Publicação:19/12/2014 06:09
Para Daniela Loyola pavê deveria ser consumido o ano inteiro (Bruno Peres/CB/D.A Press)
Para Daniela Loyola pavê deveria ser consumido o ano inteiro
Não está escrito em lugar nenhum que rabanada, pavê e panetone só podem ser consumidos na época de festas de fim de ano. Mas já se instalou a tradição, e tais pratos têm espaço cativo na mesa do brasileiro. "Vendemos rabanada o ano inteiro, porém a procura é muito maior em dezembro", revela Daniela Loyola, confeiteira e proprietária da Confeitaria Francesa. Só no dia 24, ela estima vender mais de 10 mil unidades do quitute, que sai por R$ 55, o quilo.

E se sobrar? A solução é transformar as rabanadas ou mesmo as fatias de panetone em um delicioso pavê, doce de origem francesa cujo nome deriva da palavra pavage, que significa pavimento. "É basicamente uma alternância de massa ou de biscoito e creme", explica Daniela.
Para o pavê de rabanada, ela recomenda creme de leite condensado, mais neutro. Para o de panetone, um toque de brigadeiro. "Pode usar até o chocotone, que tem uma aceitação maior, e também adicionar uma camada de um bom doce de leite", sugere.

Incremente a sobremesa

Existem ingredientes que podem deixar o pavê ainda mais gostoso. Vale regar a massa com leite de coco, rum ou leite com chocolate derretido. No recheio, abacaxi ou cereja em calda e biscoitos recheados triturados podem dar um gosto especial.

Receita
Pavê de chocotone

Massa

Ingredientes
1 chocotone de 400g fatiado
Creme belga
1 lata de leite condensado
2 gemas
½ xícara de leite

Modo de preparo

Peneire as gemas, misture o leite condensado e o leite. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Reserve e deixe esfriar.

Creme de chocolate

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Leve ao fogo baixo o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa até a massa soltar da panela. Misture a lata de creme de leite sem o soro. Reserve.

Montagem

No recipiente escolhido alterne uma camada de creme belga, uma camada de panetone e uma camada de creme de chocolate. Na última camada decore com chocolate meio amargo ralado em ralo grosso, fios de ovos e cereja. Deixe gelar por pelo menos duas horas antes de servir.

Confeitaria Francesa

(203 Sul, Bloco C, loja 5 ; telefone 3225-3276 ), aberta diariamente das 8h às 20h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK