Brasília-DF,
18/ABR/2024

Dom Francisco sai do óbvio e agrega novos sabores aos pratos com peixes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:27/03/2015 06:06Atualização:27/03/2015 12:09
Lombo de pirarucu do Dom Francisco: longe do trivial
 (Bruno Peres/CB/D.A Press)
Lombo de pirarucu do Dom Francisco: longe do trivial
O Dom Francisco, da Asbac, tem uma tradicional e farta oferta de peixes. Que tal sair do óbvio? O lombo do pirarucu é servido grelhado com molho de castanhas-do-Brasil, farofa de pirarucu seco e musseline de pupunha (R$ 68).

"O lombo do pirarucu tem uma carne muito saborosa e suave", explica Francisco Ansiliero, chef e proprietário da casa. Ele também ressalta que os pedidos de peixe na semana santa são expressivos. "Se 10, dos 300 pedidos que recebemos, forem de carne, já é muito", aponta.

Francisco garante para a semana santa, de 30 de março a 4 abril, um preparo especial: paiar de pirarucu ao molho de gengibre em ramas e musseline de mangaritos (R$ 68). "O gengibre em ramas é mais suave, o prato fica leve e muito saboroso", promete o chef.

Receita – Lombo de pirarucu

Ingredientes

Posta de 250g de pirarucu fresco
Cachaça branca
Limão china
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Salsão
Alho-poró
Erva doce
Cebol de cabeça
100ml de tucupi
Leite da castanha (para obter o leite é só bater a castanha no liquidificar, cozinhar e bater de novo)
Pirarucu seco desfiado
Creme de alho
Salsinha
Cebolinha
Farinha de mandioca

Modo de fazer

Lavar a posta com cachaça branca, escorrer e depois lavar com limão china e deixar no limão por 4 a 5 minutos. Após, temperar com sal, pimenta do reino, azeite a gosto e grelhar na chapa. Refogar, primeiro a cebola cortadinha no azeite, depois os demais e deixa cozinhar por cerca de 1 hora, bater no liquidificador , coar e por no fogo, acrescentando o tucupi, azeite, sal a gosto e depois o leite da castanha. Tostar o pirarucu e grelhar em fundo de panela com creme de alho, salsinha, cebolinha e depois acrescentar a farinha de mandioca.

Dom Francisco

(SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, ASBAC) aberto de segunda a quinta, das 12h à 0h; sextas e sábado, das 12h à 1h; e domingo, das 12h às 17h. Aceita reservas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK