Brasília-DF,
20/ABR/2024

Chef Alayde Maia dá dicas de como harmonizar bebidas variadas

A mineira de Campos Gerais chegou a Brasília por indicação de Felipe Bronze, badalado chef carioca que montou o cardápio do Bottarga

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:15/05/2015 06:10Atualização:14/05/2015 14:35
Alayde Maia apresenta menu que combina com uísque
 ( Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Alayde Maia apresenta menu que combina com uísque
Bons líquidos pedem boas comidas. Por isso, a marca escocesa Johnnie Walker buscou plantar clubes de uísque com Blue Label, o blend mais caro de seu portfólio, em endereços de notória cozinha. Como a adega Piantas, por exemplo, que passou por uma reforma, ficando ainda mais jovem e acolhedora.

Instalada no mesmo endereço onde funcionou a Expand, esquina da 403 Sul, a casa dispõe de três ambientes: o salão térreo, o jardim e o mezanino, recentemente decorado para abrigar 35 pessoas. É lá que clientes se reúnem em festa privada ou degustação tanto de vinho como de uísque.

Comanda a cozinha a chef Alayde Maia, mineira de Campos Gerais que chegou a Brasília por indicação de Felipe Bronze, badalado chef carioca que montou o cardápio do Bottarga. A aparência frágil da chef de 31 anos esconde uma moça segura e experiente em suas escolhas gastronômicas.

"Nada fica ruim"

"Por ser o destilado feito de maltes exclusivos, uma bebida de qualidade superior, a harmonização se fará com produtos de excelência", preconiza a chef. No menu, há entradinhas criadas para acompanhar líquidos potentes, como uísques raros e vinhos estruturados.

Cogumelos, foie gras e cordeiro são alguns ingredientes usados por Alayde para compor o cardápio, "afinal, com bons produtos, nada fica ruim". Recheado com queijos gorgonzola e roquefort, o cogumelo portobello com mel trufado é gratinado ao forno (foto) e vai à mesa por R$ 41.

Cordeiro tranquilo

Simples, mas extremamente delicioso, é o trio de brusquetas: de Parma e pesto de manjericão com queijo Tommy; de picanha defumada; e de berinjela. Outra entrada que comprova a máxima da chef é a de foie gras grelhado com figo e geleia de cebola. Alayde sugere como prato principal lombinho de cordeiro com aligot de queijo de cabra ou magret de pato com risoto de laranja.

Quando fizer a reserva, prefira "a segunda e a quinta porque são dias mais tranquilos". Terças e quartas, os políticos tomam conta e, no fim de semana, é a vez da jovem guarda. Reservas pelo telefone: 3226-6800.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK