Brasília-DF,
23/SET/2021

Um novo começo na 201 Sul: sai Monardo, abra às portas o Rapport

Cardápio da nova casa será mais leve e voltado para ingredientes naturais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Liana Sabo Publicação:05/06/2015 08:35
Quando deixou o comando dos fogões do Café Antonello Monardo, ano passado, a chef Jozyanne Costacurta, diplomada na Itália, nunca imaginou que o retorno ao endereço na 201 Sul seria tão rápido. Não chegou nem a ter uma pausa, porque os pedidos de consultoria gastronômica se sucederam. O próprio Antonello se encarregou de indicar Jozy para executar os jantares fechados do círculo diplomático italiano e de outros grupos. Até que ele decidiu passar o ponto em março último e aí os novos donos, ex-alunos no curso de barista, pediram-lhe uma mãozinha.

A chef Jozyanne Costacurta, diplomada na Itália, nunca imaginou que o retorno ao endereço na 201 Sul seria tão rápido  (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
A chef Jozyanne Costacurta, diplomada na Itália, nunca imaginou que o retorno ao endereço na 201 Sul seria tão rápido


Fabiana Braga e Frederico Amorim praticamente botaram abaixo a loja 9 do Bloco B. Em seu lugar, surge novo restaurante que se chamará Rapport e abrirá as portas no fim do mês ou no começo de julho. O salão permanece no térreo, onde também está a cozinha, e há um segundo ambiente no piso superior.

Quem estiver pensando no estupendo ossobuco, servido às sextas-feiras, vai ficar na saudade, porque o cardápio da nova casa “será mais leve e voltado para ingredientes naturais”, explica a chef, que incluiu opção vegetariana no menu.

O fato de oferecer uma grade de saladas especiais para desintoxicar, emagrecer e combater o estresse, conforme adiantou Jozyanne, não significa que o restaurante não venha a ter pratos tradicionais. Pelo contrário, a chef, que é exímia no preparo de carnes, se inspirou na formação internacional obtida no ICIF, do Piemonte, e sugere quatro imbatíveis preparações:

l Coq au vin com arroz de açafrão e torre de batata com queijo Ementhal

l Puchero espanhol

l Jambalaia à moda de New Orleans

l Lombo de bacalhau com musselina de aipim e brunoise de verduras

A proximidade com o Setor Bancário Sul, onde trabalha grande número de pessoas, é vista pelos proprietários como necessidade de dispor de uma linha de lanches.

O cardápio deve contar com itens como sanduíches, sucos de fruta fresca, smoothie sem lactose, cafés e o renomado chá alemão Tee Gschwendner. Inicialmente a casa abrirá só de dia. Telefone: 3322-0259.

Estreia mexicana


Quem for à Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, neste fim de semana, vai se deparar com um novo food truck, que servirá pela primeira vez comidinha mexicana. Chama-se Ándale Tacos e pertence a dois veteranos nessa modalidade de negócio: Miguel Lopes e Giselle Valerio, proprietários do Burguer Truck, primeiro veículo motorizado a vender comida de rua na cidade.

No cardápio, tacos al pastor com carne de porco marinada no limão e coentro em tortilhas de milho; tacos de carne bovina assada; e tacos de frango preparado no char broiler. Também tem quesadillas (queijo derretido em tortilha de trigo); chilli de feijão, carne e queijo com nachos de milho, além de guacamole. Miguel, que morou no México, em 2005, garante a autenticidade das receitas. Fique de olho no site www.andaletacos.com.br para saber onde o caminhão vai parar, além de dois lugares já definidos: Dia 11, na 310 Norte, e dia 15, na 201 Sul.

Nos embalos do vinho

Ninguém tinha pensado nisso antes. Foi Guto Jabour, do alto de seus 22 anos, quem trocou ideia com Tiago Correia para harmonizar o vinho não com algo comestível mas com… muitos sons. Daí nasceu o Wine`n Music, que chega à terceira edição na próxima quinta-feira, véspera do Dia dos Namorados.

Serão mais de 60 rótulos para serem apreciados conforme as características que os definem: tintos do Velho e do Novo Mundo; brancos e rosés; naturais e biodinâmicos; e drinques à base de vinho, além do icônico espumante Adolfo Lona, da Serra Gaúcha. No bufê, delícias da Sweet Cake.

No palco do Hípica Hall irão se apresentar dois cantores: Afonso Nigro, com sucessos dos anos 1990, e Rogério Midlej, com os de Frank Sinatra, além das carrapetas comandadas por DJs. Outra atração será um sorteio de estadias em endereços exclusivíssimos, como os da cadeia Kempinski, em Viena e em St. Moritz, na Suíça, além do spa francês Caudalie, nos arredores de Bordeaux. Os convites custam R$ 350. Mais informações pelo telefone 3797-0003.

Gratas escolhas

Uma das alegrias decorrentes da profissão é quando se faz uma aposta acertada. Há mais de cinco anos faço parte do júri internacional (críticos, chefs, restaurateurs e foodies) que elege os 50 melhores restaurantes do mundo. Na última segunda-feira, em Londres, além de ter sido anunciado o ranking de 2015, a revista Restaurant premiou o chef Daniel Boulud pelo conjunto da obra. Seu restaurante em Nova York me proporcionou uma das refeições inesquecíveis. Da mesma forma, que foi experimentar os nove pratos do menu degustação de Hélène Darroze, em sua acolhedora casa em Villeneuve-de-Marsan, na região francesa de Landes.

Discípula de Alain Ducasse, a chef de 48 anos é especialista em foie gras. Foi ela quem inspirou a personagem chef Colette, da animação Ratatouille. Darrozze, que abandonou a aldeia por um restaurante em Paris (comanda outro em Londres), foi eleita a melhor chef mulher de 2015. Com justiça!

Jantar com vista aérea

Pelo menos dois chefs — Francisco Ansiliero e Rosario Tessier — já definiram os cardápios que vão servir nas alturas, quando subirem a bordo da nave como protagonistas do programa Dinner in the Sky, uma promoção do Pátio Brasil, que sorteou os convites entre os seus clientes. Além de nomes locais, virá o chef multimídia Guga Rocha, que também se apresentará no festival gastronômico de Pirenópolis.

A estreia se dará no dia 18, durante jantar no qual Ansiliero servirá minilulas com feijão-manteiguinha, salsão, polpas de bacuri e de araça na entrada fria. Segue paillard de lombo de pirarucu com molho de arubé e gengibre antes do prato principal que é um trio de filé de cordeiro com molho de cagaita e menta, paleta de vitelo e sobrecoxa de frango grelhado com molho de pequi e cajuzinho do cerrado.

O chef Tessier optou por um polvo à moda amalfitana, marinado no limão-siciliano; abobrinha assada com muçarela, tomate e grana padano; e ossobuco de cordeiro ao vinho tinto acompanhado de risoto de açafrão. Também foram convidados para cozinhar nos ares os chefs Alexandre Albanese, Dudu Camargo, Marcelo Petrarca, David Lechtig e Renata Carvalho.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK