Brasília-DF,
20/SET/2017

Desce mais um: veja o que as pessoas acham do Empório Árabe

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:14/08/2015 06:00
Sofisticação fora dos Eixos

Lídia Nasser, chef e empresária, acredita no potencial gastronômico de cidades fora do Plano Piloto (Janine Moraes/CB/D.A Press)
Lídia Nasser, chef e empresária, acredita no potencial gastronômico de cidades fora do Plano Piloto
A chef e empresária Lídia Nasser investe em casas com gastronomia sofisticada em Águas Claras. Sob seu comando, o restaurante Empório Árabe e a pizzaria gourmet Dolce Far Niente proporcionam aos comensais experiências diferentes das que estão acostumados a encontrar pela vizinhança.

Tudo começou há alguns anos em Taguatinga, quando o pai dela, Miguel Nasser, abriu um empório árabe na Praça do DI. “Comecei a trabalhar com ele lá. Do caixa, passei para o atendimento e fui me desenvolvendo até chegar à cozinha. Trabalhei com ele por cinco anos, até que tive a chance de abrir meu restaurante, em Águas Claras. Foi a primeira investida solo”, relembra Lídia. Depois de um ano, a casa de Taguatinga fechou as portas e toda a família Nasser se concentrou na nova casa, em Águas Claras.

Negligência

“Acho que há um pouco de descaso por parte dos empresários que não investem em lugares com conceito diferenciado fora do Plano Piloto. Achar que só no Plano se come bem e se pode ser bem atendido é um erro. Muitas pessoas que moravam nos centros, como na Asa Sul, hoje estão em Águas Claras. Independentemente do local, é preciso criar um ambiente que dê valor ao público.”

Cozinha árabe e italiana

“O Empório Árabe é totalmente diferente da Dolce Far Niente, criada porque senti falta de um ambiente como esse na cidade. O único segredo é ter produtos de qualidade, o que gera pratos diferenciados. No Empório, consigo mexer mais nas receitas, criar releituras, sobretudo nos jantares no escuro, quando o público prova os pratos vendado. Mas as receitas tradicionais precisam ser seguidas à risca. Quando o cliente quer quibe, ele quer provar o clássico, não invenções. Na Dolce Far Niente, pelo fato de a pizza ser um produto muito tradicional, tentamos não mexer muito no conceito. Mas sempre englobo recheios diferentes para sair da mesmice.”

Identidade gastronômica


“O DF já tem a sua identidade gastronômica e diversos chefs fazem a diferença. Uma prova disso é o crescimento no uso de produtos da região, do cerrado. Esse incentivo ocorre principalmente em festivais. Na pizzaria, por exemplo, fizemos um prato para o Brasil Sabor bem especial: uma pizza com lascas de pequi com muçarela de búfala, pomodoro pelati e pato ao vinho tinto. As pessoas gostaram tanto que estamos estudando incluí-la no cardápio. O público é motivado pela curiosidade.”

Eventos e festivais

“Fomos o único restaurante de Águas Claras a participar do Restaurant Week, e sempre que há esse tipo de evento gastronômico, incluímos matérias-primas locais, como o baru e a jabuticaba. Esses eventos, como também as feiras ao ar livre, deixam o restaurante mais humanizado. Há quem pense que os restaurantes são chiques, caros, e, com essas iniciativas, quebramos o tabu de que para comer bem é preciso pagar caro. Sempre incluiu cordeiro, carne que é mais nobre, só que com preço mais popular.”

Superar a crise

“Conseguimos visualizar a crise pensando que se perdêssemos a qualidade por um preço menor, sairíamos perdendo. O primeiro passo foi manter nosso padrão. Mantivemos tudo igual e não demiti nenhum funcionário, o que garantiu a continuidade no bom atendimento. Criamos pratos mais em conta, menus executivos com preço mais acessível. O tíquete médio diminuiu, ou seja, as pessoas tem gastado menos, mas têm vindo às casas com a mesma frequência. A crise dói, mas vai passar!”


ONDE COMER

Dolce far niente
(Avenida das Castanheiras, 1060, Edifício Vila Mall, Águas Claras; 3254-2263), aberto de terça a quinta, das 18h à 0h, de sexta a domingo, das 18h à 0h.

Empório Árabe
(Avenida das Castanheiras 1060, loja 24, Edifício Vila Mall, Águas Claras; 3436-0063), aberto diariamente, das 11h à 0h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK