Brasília-DF,
23/SET/2021

Conheça receitas de papinhas saudáveis para seu bebê

Adriana Lannes, responsável pelo Empório das Papinhas em Brasília, ensina os pais a prepararem papinhas saudáveis, saborosas e sem conservantes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:09/10/2015 06:00
 (Minervino Junior/CB/D.A Press)

Alimentação saudável não tem idade. Logo após saírem do aleitamento materno, os bebês podem experimentar papinhas que não precisam, necessariamente, ser industrializadas. Mesmo compradas prontas, há receitas sem conservantes e artesanais.


Esse é o conceito do Empório da Papinha, marca criada em 2009 pela paulista Maria Fernanda Rizzo. Ela atuava como professora de educação física antes de largar o emprego e se dedicar exclusivamente à venda dos quitutes infantis.
Adriana Lannes é responsável pela unidade brasiliense da marca. “Trabalhava 12 horas por dia. Decidi abandonar a rotina e investir no mercado de orgânicos, pois me recusei a dar papinha industrializada a meu filho”, lembra.
O Empório da Papinha oferece 27 sabores e uma linha que engloba refeições infantis dos 6 meses aos 3 anos de idade. A sopa Pri (R$ 10,80 — 150g), de frango com legumes, e a papinha Binho (R$ 9,30 — 100g), de frutas e beterraba, têm ótima saída.
Os produtos recebem nomes de crianças para não “assustar” os clientes mirins que acompanham pais e mães na hora da compra.
As papinhas da marca são cozidas a 100ºC e depois resfriadas a -30ºC, em um processo conhecido como ultracongelamento.
É esse choque térmico que permite a conservação sem precisar recorrer a aditivos químicos e sem perda de nutrientes. Em casa, os pais não conseguem atingir tal temperatura. Por isso, o ideal é consumir as papinhas em, no máximo, uma semana.
“O refrigerador caseiro deixa cristais de gelo na papinha. Aconselho que cada mãe consulte uma nutricionista para saber o tempo ideal de deixá-la no congelador. E sempre em potes de vidro, pois os de plástico fazem mal”, recomenda Adriana Lannes.


Dicas
l No começo, o ideal é que as papinhas tenham uma textura líquida e homogênea. Por volta dos oito meses, o bebê já pode comer pedaços maiores de frutas, legumes e verduras.
l Ao fazer papinhas em casa, tenha em mente que elas devem ter o equilíbrio nutricional com a combinação básica de proteínas e carboidratos. Uma boa combinação é uma proteína animal, um legume, uma verdura, um carboidrato
e um tubérculo.
l Nas papinhas salgadas, não é preciso nada além de cebola cortada em pedaços pequeninhos e pouquíssimo sal para temperar. Nas doces, não precisa acrescentar açúcar. Acostume o paladar da criança ao dulçor natural dos alimentos.


ONDE COMPRAR
Empório da Papinha

(303 Norte, Bl. A, lj. 16; 3526-6875),
aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h;
e sábado, das 9h às 17h.
RECEITAS
Pri
(Sopa em pedacinhos, indicada para crianças a partir de 8 meses ou que já comam a textura de pedacinhos)
Ingredientes
l 400g de peito de frango
l 80g de vagem
l 400g de batata
l 500g de cenoura
l 250 de rúcula
l 75g de cebola
l 5g de alho
l 2g de sal
l 0,5ml de óleo de girassol
l 750ml de água

Modo de fazer
Lave a vagem separada dos outros legumes. Descasque a batata. Raspe a cenoura. Lave a rúcula, retirando os talos maiores. Corte o frango em pedaços grandes. Cozinhe a vagem.
Em outra panela, coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente os demais itens. Deixe ferver até que todos os ingredientes estejam bem cozidos. Desfie o frango cozido. Junte tudo novamente e bata rapidamente no liquidificador. A textura deve parecer a de uma sopa
com pedacinhos.


Binho
(Papinha de frutas que pode ser servida gelada no calor)


Ingredientes
l 200g de cenoura
l 400g de pera
l 450g de mamão
l 60g de beterraba
l 0,5l de água

Modo de fazer
Lave as frutas, a beterraba e a cenoura. Retire a casca e as sementes das frutas. Raspe a cenoura. Descasque a beterraba. Cozinhe todos os ingredientes com a água.
Bata no liquidificador.
A textura deve ser de papa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK