Brasília-DF,
21/SET/2021

Simples assim: Aproveite dicas fáceis de doces charmosos para o Natal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:18/12/2015 06:00

 (Minervino Junior/CB/D.A Press)
 


A época natalina aflora o desejo de decorar a casa com as cores típicas. Mas, além da tradicional guirlanda e dos apetrechos da árvore, é no período que tiramos da gaveta os guardanapos vermelhos e a louça temática. Por que não apostar em decorações nas receitas para a data? A chef Patrícia Ribeiro, do Srta Doce Gourmet, ensina a fazer biscoitos e cupcakes estilizados.


“Essas são receitas simples, mas dão um toque especial à decoração, além de serem ótimas para dar de lembrancinhas”, afirma a chef. Os preparos podem servir também para deixar os pequenos em clima natalino, convidando as mãozinhas para ajudar a enfeitar os bolinhos e biscoitos.

ONDE COMER
Srta Doce Gourmet (srtadocegourmet@gmail.com)

RECEITAS

 

Bolo de chocolate
Ingredientes

l 2 xícaras de farinha de trigo
l 2 xícaras de açúcar
l 5 ovos
l ½ xícara de chocolate em pó
l 1 colher (chá) de fermento
l 1 e ½ xícara de leite ou iogurte
l 200g de manteiga sem sal

 

Preparo
Bater a manteiga até que fique esbranquiçada. Juntar as gemas, uma de cada vez e, depois, o chocolate em pó. Adicionar o açúcar e a farinha de trigo peneirada. Aos poucos, incorporar o leite à receita. Bater as claras em neve e juntar, delicadamente, à massa. Colocar o fermento e despejar a mistura nas forminhas de cupcake. Levar as formas ao forno pré-aquecido (180º) e deixar assar até que quando um palito for colocado na massa, ele saia limpo. Deixar esfriar e rechear com brigadeiro.

DICA

 

Para tornar a receita em um bolinho de baunilha, troque o chocolate por mais meia xícara de farinha de trigo e acrescente essência de baunilha na mistura.

Creme de manteiga

 

Ingredientes
l 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
l 250g de manteiga sem sal
l 5g de corante alimentício da cor escolhida
Preparo
Bata até que a massa fique homogênea e em ponto de glacê e coloque em um bico de confeiteiro. Se a ideia é fazer um pinheiro, prenda uma casquinha de cabeça para baixo no cupcake e cubra com o creme verde. O bico de pitanga nº 12 é a sugestão da chef como ferramenta.

Biscoito amanteigado


Ingredientes
l 300g de farinha de trigo
l 200g de manteiga
l 100g de açúcar

Preparo

Misture, com as mãos, todos os ingredientes na bancada. Abra a massa com o rolo. Corte os biscoitos no formato que desejar e asse no forno a 180º até que a borda fique dourada.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK