Brasília-DF,
26/JUN/2019

Juan Verdesio mostra como incrementar seu drink com diferentes tipos de chocolate

Conversa com Especialista: o diretor da Associação Brasileira de Sommeliers mostra como essa doce combinação pode funcionar

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:25/03/2016 07:00Atualização:24/03/2016 12:46

 (Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press)
 

 

Doce, amargo, meio amargo ou branco. Não importa o tipo de chocolate: todas as concentrações originárias do cacau podem ser adequadamente harmonizadas com bebidas alcoólicas. Juan Verdesio, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), dá dicas valiosas para acertar na melhor combinação durante a data mais doce do ano.


“um coringa para todos os tipos de chocolate é o espumante. De preferência um demi-sec. Para vinhos, um moscatel ou um vinho do Porto tipo ruby podem ser a pedida certa para quem não quer errar”, ressalta Verdesio. Para um chocolate com alto teor de amargor, o especialista recomenda um espumante seco, a exemplo do brut. No caso dos chocolates mais doces — como os que levam leite na formulação — o indicado é consumir vinhos mais aromáticos, fabricados com uvas de colheita tardia.


“O chocolate é um alimento bastante forte e tem um sabor muito pronunciado. O segredo é harmonizá-lo por igual: bebidas mais doces com os que têm teor maior de açúcar e as mais amargas combinam com chocolates mais concentrados” ensina.
O especialista destaca que o envelhecimento das bebidas destiladas confere a elas um sabor marcante: caso do uísque, da aguardente com maior nível de refinamento e do conhaque, o último, utilizado para limpar o paladar em parceria com o chocolate durante os históricos banquetes europeus. “A textura pastosa do chocolate, causada pelo leite e a gordura na composição, deixa resíduos na boca. As melhores bebidas para limpar o paladar são as destiladas, os espumantes e as cervejas”, afirma Juan Verdesio.


Os rótulos de cervejas escuras do tipo stout — como Guinness, Caracu e Bock — são as mais indicadas para a combinação com chocolates amargos. Quem prefere saborear os meio amargos pode harmonizar os doces com rótulos red ale, que apresentam sabor adocicado residual e amargor equilibrado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK