Chef Natan Silva dá dicas para o preparo da taioba
Confira duas receitas para preparação da hortaliça
Uma das folhagens que envolvem segredos durante o preparo, a taioba é um dos desafios para quem deseja cozinhar pratos com ingredientes brasileiros ricos em vitamina A. Além de ser consumida cozida, pode figurar em pratos da cozinha internacional de simples execução.
"A taioba é um ingrediente que exige cozimento para ser consumida. Caso contrário o sabor pode ficar muito amargo. Um dos segredos é cozinhá-la com um pouco de sal, o que retira o ácido oxálico, responsável pelo sabor indesejado”, destaca o personal chef Natan Silva. Se estiver livre de cozimento, a taioba pode causar inflamação e coceira após o consumo.
A folha presente no sudeste do país é colhida após 100 dias de cultivo em solos de clima tropical. Ela faz parte do grupo de hortaliças não convencionais, pouco consumidas no país. “A taioba é um ingrediente que precisa ser mais conhecido. Ela se adapta bem a várias regiões do Brasil e não deixa de ser um desafio para quem a prepara”, ressalta Silva.
SERVIÇO
Natan Silva
Personal chef
9143-9180
RECEITAS
Conchiglione ao molho
de taioba e queijo
Ingredientes
l 400g de macarrão tipo conchiglione
l 90g de ricota fresca, cream cheese e gorgonzola misturados
l Um maço de taioba preparada na água fervente e sal
l 60g de bacon cortado finamente e frito até atingir crocância
l 1 colher (sopa) de manteiga
l 1 cebola grande picada
l 50ml de vinho branco ou cachaça
l 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
l 400ml de leite em temperatura ambiente
l Noz-moscada a gosto
l Queijo parmesão ralado a gosto
l Pimenta-do-reino e sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a massa por aproximadamente 18 minutos. Para o recheio, refogue o bacon até ficar crocante e acrescente a cebola, a pimenta-do-reino e o alho. Refogue e flambe a mistura com vinho branco ou cachaça e adicione a farinho de trigo. Deligue o fogo e acrescente o leite e os queijos. Mexa bastante e inclua a taioba no fim. Misture a massa ao molho e finalize com queijo ralado. Se preferir, leve o prato ao forno para gratinar por 10 minutos.
Terrine de taioba
Ingredientes
l 350g de ricota
l 150g de queijo roquefort
l 250g de cream cheese
l 5 folhas grandes de taioba com o talo cozidas com sal já fria
l 2 colheres (sopa) de mel
l 1 lata de creme de leite
l 150g de presunto Parma
l Pimenta-do-reino a gosto
l Torradas para acompanhar
Modo de fazer
Em um processador, bata a ricota, o queijo roquefort, o creme de leite e a taioba. Use um recipiente para misturar o creme processado, o queijo parmesão ralado e o cream cheese. Tempere com sal e pimenta. Adicione parte da taioba picada e cozida (ela deve estar em temperatura fria). Forre uma forma com papel-filme e despeje a mistura. Espalhe com o auxílio de uma espátula. Cubra a forma com outro pedaço de papel-filme e leve à geladeira por duas horas. Desenforme, sirva com mel por cima e, se desejar, decore com presunto de Parma.