Brasília-DF,
20/ABR/2024

Saiba mais sobre o início da marca com inspiração nordestina Brasil Vexado

Mesmo nos anos iniciais dedicados ao serviço de entrega, a dupla transformou o negócio em uma franquia de cozinha regional com nove unidades no DF

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Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:27/05/2016 06:02Atualização:26/05/2016 15:08
Para aproveitar a expertise do pai, Ronaldo Teixeira, proprietário do restaurante Carne de Sol 111, o empresário Cleber Teixeira decidiu, ao lado do amigo Estéfano Flenik, abrir um delivery de comida nordestina no Sudoeste. Era o início da marca Brasil Vexado, que se transformou em um restaurante.

Teixeira e Estéfano Flenik: delivery se transformou em franquia com sotaque nordestino (Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press)
Teixeira e Estéfano Flenik: delivery se transformou em franquia com sotaque nordestino

“Inicialmente, as pessoas compravam a carne de sol completa e queriam consumi-la no espaço. Arrumávamos mesas, e os clientes comiam nas próprias embalagens de entrega. Com o tempo, vimos a necessidade de expandir o negócio”, ressalta Cleber, que em 2007 mudou o local do delivery para um endereço mais espaçoso, que abrigasse uma maior quantidade de mesas e cadeiras.

Franquia

Mesmo nos anos iniciais dedicados ao serviço de entrega, a dupla transformou o negócio em uma franquia de cozinha regional com nove unidades em diferentes pontos do Distrito Federal. “Desde quando abrimos, nossa ideia era transformar a marca em uma franquia. Essa oportunidade chegou em 2012” relembra o potiguar Estéfano. Com as mudanças do mercado e as demandas de atendimento a diferentes perfis consumidores, a marca investiu no modelo self-service em 2013 na unidade do Shopping Liberty Mall. “Esse é um ponto essencialmente frequentado por pessoas que trabalham nos arredores. Esse público queria refeições baratas com comida de verdade”, afirma Estéfano.

Novidade

Desde 27 de fevereiro deste ano, a unidade do Conjunto Nacional serviu como piloto de um novo modelo de negócio inspirado em franquias americanas. A escolha de uma proteína acompanhada de quatro entre 10 acompanhamentos e salada tem diminuído os custos dos franqueados. “Viajamos aos Estados Unidos e ao Canadá e vimos que esse formato faz muito sucesso entre as marcas. Um franqueado pode gastar quase metade do preço de uma loja convencional”, destaca a dupla, que oferece itens como carne de sol fatiada e em formato de hambúrguer, sobrecoxa desossada e tilápia entre as opções de proteína.

Futuro


O formato americano chegará em breve a Sobradinho e a Ceilândia. “Acredito que conseguimos popularizar ainda mais a cozinha nordestina. A carne de sol se nacionalizou e temos orgulho em contribuir com esse movimento”, destaca Cleber. Na opinião de Estéfano, a fórmula que ajudou a consagrar o Brasil Vexado está na comida preparada no local. “Não temos cozinha central e nada é pré-preparado. Todas as receitas são elaboradas dentro de cada estabelecimento. Esse detalhe é uma garantia de que o sabor será mantido.”

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