Brasília-DF,
17/MAR/2024

Restaurantes que atendem a grupos em casa são novas opções gastronômicas

A ideia inicial dos restaurantes em casa nasceu no exterior

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:09/09/2016 07:00Atualização:09/09/2016 10:32

Esdras Nogueira divide o tempo entre o Móveis Coloniais de Acaju e as caçarolas (Bruno Peres/CB/D.A Press)
Esdras Nogueira divide o tempo entre o Móveis Coloniais de Acaju e as caçarolas

 

Enquanto eles cozinham você aprecia a companhia e a comida feita na casa deles. Jantares íntimos, boa comida, ambiente informal e muito mais em conta. Esse é o resultado dos restaurantes que atendem a pequenos grupos em casa. Na verdade, são muito mais casas (ou apartamentos) do que restaurantes.

Começou com jantares na casa de Mariana e Esdras Nogueira, o Coma lá em casa. Ele é músico (do Móveis Coloniais de Acaju), ela, intérprete e tradutora, mas ambos conseguem conciliar tempo para executar os eventos e fazer a manutenção do blog.


A primeira edição foi em 2010. Desde então, o casal prepara o menu com cinco pratos, arruma a casa e executa as receitas. Tudo faz parte da vontade de compartilhar conversas, momentos e boa comida.

“Nossa vida gira em torno da gastronomia, temos a cozinha como atividade diária, tanto nas panelas pra gente mesmo ou para os amigos, como no blog”, diz ele. “As pessoas estão prestando mais atenção no que estão comendo e, mais cedo ou mais tarde, acabam indo para a cozinha”, completa.

Banquete

O Jardim gourmet nasceu em uma família numerosa —  qualquer almoço ou jantar se torna um grande banquete. A partir da paixão pela cozinha, Gláucia e Luana Córdova colocaram em prática o restaurante em casa. Juntas, mãe e filha, se tornam chefs por um dia e a casa da família se transforma em restaurante.


Luana Córdova, 27, arquiteta e idealizadora do Jardim gourmet, conta que leu sobre os restaurantes em casa no exterior, mas quando viu um casal fazendo isso em Brasília tomou coragem e colocou em prática o projeto. “A crise que o país enfrenta nos deixou inseguras quanto ao futuro, por isso achei interessante ter esse projeto como uma carta na manga”, conta Luana.


Quando a família de 15 pessoas se organiza para receber 20 pessoas em sua casa para os jantares do Jardim gourmet, todos sabem exatamente o que fazer. Gláucia e Luana montam o cardápio e cozinham toda a comida. “A gente tenta ao máximo elaborar pratos legais, saborosos e com um preço bom, feitos por pessoas comuns”, afirma Luana.

Momentos especiais


“Não é só um restaurante, é uma experiência. As pessoas vêm, sentam juntas, conversam e criam laços por meio desse momento tão especial que é a refeição”, dessa forma Bárbara Caldeira, 24 anos, bancária e estudante de engenharia descreve o Bêco, restaurante criado com a colaboração da amiga Danielle Chauvet, 23 anos, formada em administração e estudante de psicologia.


Lá, você pode repetir como faz em casa: chegar e se servir. A empresa foi fundada com a consciência sustentável e pela economia colaborativa.


A refeição custa R$ 37 e segundo Danielle, o cardápio varia toda semana e é decidido pelos clientes. “Eles participam ativamente e nos contam o que querem comer. Aceitamos sugestões sempre e também convidamos cozinheiros colaboradores para fazer o menu periodicamente”, conta.


Brasileiros no mundo


Um das primeiras referências de casas que se tornaram restaurantes foi criado por dois brasileiros em Paris. O casal Celia Miranda Mattos e Gustavo Della Colleta Mattos, ambos formados na escola de gastronomia Cordon Bleu, transformaram sua casa em um dos restaurantes mais apreciados da capital francesa. O Chez Nous Chez Vous funiciona no apartamento do casal, em frente a Torre Elffel. O restaurante foi destaque do The New York Times como um dos melhores “lugares secretos” de Paris e matéria no Le Figaro, importante jornal francês, além de ser destaque em vários programas de TV.

Onde comer:

Bêco restaurante

Reservas pelo telefone:
99553- 8665 ou pelo e-mail querocomernobeco@gmail.com.  Acompanhe o cardápio da semana no Instagram: @becorestaurante

Coma lá em casa
Para mais informações entre no site comalaemcasa.com.br ou acompanhe os eventos pelo Facebook Coma lá em casa.

Jardim Gourmet

Reservas pelo telefone: 98470-7762. Acompanhe o cardápio da semana
pelo Facebook Jardim Gourmet.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK