Brasília-DF,
17/MAR/2024

Natália Werutsky fala como alimentar as crianças de forma saudável

A especialista mostra como despertar o interesse de alimentos saudáveis nas crianças

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:07/10/2016 06:45
Natália Werutsky é autora do livro 'Cozinhando em família' (Isadora Mira/Divulgação)
Natália Werutsky é autora do livro 'Cozinhando em família'
São tempos difíceis para os pais que querem ver os rebentos comerem bem e de maneira saudável. Conciliar as atividades domésticas com o trabalho é um dos principais entraves apontados pelos adultos para que, desde pequenos, os filhos mantenham uma alimentação nutritiva, leve e natural. 

Recentemente, uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde constatou que 56% dos bebês com menos de 2 anos comem alimentos ultraprocessados, um resultado da falta de tempo somada ao despreparo que faz com que muitos pais acabem mantendo distância da cozinha.

Autora do livro Cozinhando em família (Alaúde, 2016), Natália Werutsky faz parte de uma nova geração de nutricionistas que defendem uma alimentação pautada no uso de vegetais, e também prioriza itens sem glúten e sem lactose. Assim como rostos mais conhecidos, como a apresentadora Bela Gil, Natália especializou-se para buscar soluções práticas e rápidas para o dia a dia em família que, bem se sabe, está sujeito a toda sorte de imprevistos.

“Quando você envolve a criança, ela tem mais vontade de provar novos alimentos. Hoje, principalmente quem mora em grandes cidades, está desconectado da origem do alimento. Muitas crianças não sabem que fruta vem da árvore. Gosto que elas tenham contato com o cozinhar desde as compras para saberem de onde o alimento vem”, afirma. “Tenho dois filhos pequenos e percebi que, quando os levo para a cozinha, eles têm mais interesse de partilhar daquela refeição”, revela a especialista, que busca uma retomada da essência de comida caseira por razões médicas e também sociais. “Esse momento é mais uma chance da família conversar, se reunir”, defende.

Formada em gastronomia pelo Natural Gourmet Institute, de Nova York, e professora da primeira pós-graduação em Nutrição Vegetariana do Brasil, desenvolvida pela Sociedade Vegetariana Brasileira, Werutsky propõe que pais e filhos cozinhem juntos, do suco detox do café da manhã ao jantar do Natal. Abaixo, ela ensina uma guloseima “do bem” para celebrar o dia das crianças.

Duas perguntas / Natália Werutsky

Como criar o interesse nas crianças em se alimentarem de forma saudável?
Minha filha de cinco anos dialoga comigo sobre o que será servido, dou opções. Tudo começa na introdução alimentar. Um jeito bacana é instigar o paladar. Nunca triturei, bati ou fiz papinha. Ofereço os legumes, frutas e verduras em pedaços maiores, eles tocam, põem na mão e na boca. Quando maiores, no lanche de casa ou da escola, dá para fazer barrinhas legais em casa, gelatina com ágar-ágar, pedaços de fruta ou inteiras, sucos, mix de castanha e frutas secas, nozes, sanduíches no pão integral...

A primeira infância é momento ideal na formação de paladar?
O que digo para os meus pacientes é que a base da alimentação é formada ate os 3 anos. Depois dessa cidade, a criança começa a ter noção e fazer as opções dela. Com o tempo, ela vai ter que lidar com todo tipo de comida, não estará perto de você o tempo todo, mas, você tendo ensinado a base, ela terá capacidade de escolher, confiando no que foi ensinado. É como a educação de maneira geral. O filho vai saber que pode dizer sim para algumas coisas e não para outras. Não adianta apenas dizer não. É ensinar. Minha filha quer comer chocolate, e pode, mas tem o momento certo: aos fins de semana. Na semana, ofereço outras opções de sobremesa em vez de simplesmente negar. Não acho legal obrigar, enfiar goela abaixo. O que é importante é oferecer várias vezes, em momentos diferentes. Crianças não são tela em branco, são diferentes umas das outras. Algumas coisas podem ser comuns a todas elas, mas como isso vai se desenvolver e qual caminho que vai seguir, depende de cada mãe.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK