Brasília-DF,
19/ABR/2024

Saiba como se alimentar corretamente no verão

A nutricionista Márcia Del Medico dá dicas para quem quer emagrecer com saúde

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:20/01/2017 06:01Atualização:19/01/2017 18:44
Márcia Dal Medico, autora do livro 'Spa em casa - Saúde pela alimentação' ( Nanah D'Luize/Divulgação)
Márcia Dal Medico, autora do livro 'Spa em casa - Saúde pela alimentação'

O verão é a estação nacional da dieta. Mas previsamos estar sempre atentos a erros comuns: ficar muito tempo sem se alimentar; comer alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio; ingerir pouca água; exceder no consumo de refrigerantes; fazer dietas restritivas e da moda. Retirar nutrientes essenciais da alimentação. Na visão da nutricionista Márcia Dal Medico, esses são os principais inimigos de todos os mortais que querem perder peso com saúde e disposição.

Autora do livro Spa em casa — Saúde pela alimentação, a especialista acredita que mais que ver os números na balança diminuirem, o “projeto verão” deve passar por uma tomada de consciência de quem se é e onde se quer chegar. No livro, ela dá os passos necessários para fazer, com o que se tem em casa, uma versão intimista de spa. As receitas são fáceis de reproduzir e não contam com ingredientes mirabolantes.
 
“Primeiro, é necessário conhecer as condições de saúde que estamos. Infelizmente, as pessoas querem soluções milagrosas e isso dificulta ainda mais que alcancem a perda de peso. Não basta seguir uma dieta, é importante saber se essa dieta é adequada às reais necessidades energéticas e nutricionais”, adverte Márcia. “Se estivermos dispostos a nos dedicar ao autoconhecimento, nos atentar aos aspectos psicológicos que nos impedem de conseguir melhorar a nossa saúde e aos sinais e sintomas que nosso organismo nos mostra, será um grande começo para o emagrecimento consciente e saudável”, acrescenta

Duas Perguntas - Márcia Dal Medico 

Os superalimentos da moda, como óleo de coco, chia, linhaça e quinoa têm alguma restrição?

 

Alguns desses alimentos da moda são considerados alimentos funcionais, tais como quinoa, linhaça, goji berry e chia. O termo “alimento funcional” é atribuído ao alimento que previna os riscos de doenças. Entretanto, é necessário se atentar à quantidade a ser consumida diariamente.

Além de uma boa alimentação, que outros gestos à mesa podem ajudar no emagrecimento?

 

Mastigar bem e lentamente os alimentos para sentir a textura e o sabor. Desse modo, o processo de digestão acontecerá de forma saudável. Prestar atenção aos sinais de fome, vontade, saciedade e sede. Sentar-se à mesa para fazer as refeições e se atentar à quantidade que está ingerindo. O aumento do consumo de água (cerca 8 copos por dia) vai auxiliar no processo de emagrecimento, aumentando a saciedade, mesmo porque muitas vezes a sede é confundida com a fome. Em caso de beber água gelada, o organismo vai gastar mais energia para deixá-la na temperatura do corpo. O aumento do consumo de alimentos integrais vai elevar o consumo de fibras e permitir o esvaziamento gástrico mais lento, dando maior sensação de saciedade, além de aumentar a glicemia gradativamente.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK