Brasília-DF,
16/OUT/2018

Aprenda a fazer os clássicos gastronômicos das festas de fim de ano

O pernil de cordeiro é uma ótima opção para a ceia de Natal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:15/12/2017 06:02Atualização:14/12/2017 18:28
O lombo suíno é um dos clássicos presentes à mesa no fim do ano 
 (Ana Carneiro/Esp. CB/D.A Press)
O lombo suíno é um dos clássicos presentes à mesa no fim do ano

 
Chegou a época do fim de ano e a hora de conferir a receita do tradicional pernil, de cordeiro, ou de porco. A chef Kelly de Sousa, do Chicago Prime, ensina o passo a passo desse clássico natalino e, de quebra, dá dicas de como assar um delicioso lombo suíno. A casa trabalha com encomendas diversas para as festas de fim de ano e aceita pedidos até o dia 19 deste mês. 

Segunda ela, na hora de escolher o pernil, não podemos deixar a peça do cordeiro ultrapassar os 2,5kg — é uma forma de garantir mais chances de a carne estar macia. Sobre os cortes suínos, a cor da carne é determinante.
“O lombo deve ter tom rosa claro e a gordura deve ser firme e branca”, explica. Sobre o pernil ela afirma que, além da cor, as extremidades são importantes. “Mas, atenção: Quanto mais brancas forem as extremidades, mais velho é o animal, evite”, adverte a chef.


Serviço 
Onde comer
Chicago Prime (114 Sul, Bl. B, lj 10/11; 3346.4819) e (Rua 7 Norte, Max Mall, Águas Claras; 3297.0209), Aberto de terça a quinta, das 12h às 15h, e das 18h às 23h; sexta e sábado, das 12h às 23h; e domingo, das 12h às 17h.

RECEITAS 

Pernil de cordeiro

Ingredientes
 
1 pernil de cordeiro de 
1,7 kg sem as glândulas
Sal a gosto
450ml de vinho branco seco
8 dentes de alho descascados
10 galhos de alecrim
10 folhas de hortelã
1 colher (sobremesa) de 
pimenta-do-reino 
moída na hora

Modo de Preparo
Em uma travessa, tempere o pernil com sal. Misture os demais ingredientes em uma travessa e adicione-os ao pernil. Deixe a peça marinar por 12 horas na geladeira, virando após seis horas de descanso. Forre a assadeira com papel alumínio e coloque o pernil com a marinada. Cubra e coloque por no forno a 250ºC. Após 10 minutos baixe a temperatura para 180ºC e deixe cozinhar por cerca de três horas, virando após metade do tempo. Durante o tempo de cocção, regue a carne com o líquido da assadeira. Retire da assadeira e sirva.

Pernil Suíno

Ingredientes
1 pernil suíno de 4,3 kg
150ml de suco de limão
Sal a gosto
50ml de vinho branco seco
8 dentes de alho descascados
10 galhos de tomilho
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo
Fure o pernil para o tempero entrar e use sal, suco de limão na peça. Em seguida, misture os demais ingredientes e adicione-os a carne. Deixe a proteína na marinada, dentro da geladeira, por pelo menos 12 horas, virando na metade do tempo. Forre a assadeira com o papel alumínio, coloque o pernil e a marinada, feche o papel alumínio e deixe 10 minutos no forno a 250ºC. Abaixe a temperatura para 180ºC e deixe assar por cerca de quatro horas, regando a carne com o molho da assadeira. Após duas horas, vire a peça. Retire da assadeira e sirva.


Lombo Suíno

Ingredientes
1 lombo suíno de 1kg
50ml de suco de limão
Sal a gosto
200ml de vinho branco seco
3 dentes de alho descascados
6 galhos de tomilho
1 colher (chá) de mix de pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo
Tempere o lombo com sal e limão e coloque ele na marinada com os demais ingredientes. Deixe descansar por pelo menos seis horas na geladeira. Coloque a carne e a marinada em uma assadeira forrada com papel alumínio e feche. Leve por 10 minutos ao forno (250ºC). Abaixe a temperatura e deixe cozinhar, regando com o molho da carne sempre, por uma hora. Vire a carne e deixe mais uma hora. Retire da assadeira e sirva.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK