Brasília-DF,
20/AGO/2018

Aprenda a fazer um famoso 'prato feito' de dar inveja e água na boca

Chef Fábio Marques, do Vanilla Cafeteria e Brigadeiria, dá dicas de como preparar um prato gostoso e saboroso

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:27/04/2018 06:02Atualização:26/04/2018 18:50
O chef Fábio Marques dá dicas para se fazer um PF perfeito  (Ana Carneiro/Esp. CB/D.A Press)
O chef Fábio Marques dá dicas para se fazer um PF perfeito

Arroz, feijão, bife, ovo frito e até uma batatinha frita. Essa é a fórmula da felicidade para mutos brasileiros. O famoso PF ganha nomes e formas diversas pela capital afora, mas a certeza é de que o prato, além de delicioso, é uma ótima opção para quem busca uma receita simples. 

O chef Fábio Marques, do Vanilla Cafeteria e Brigadeiria, ensina como fazer um PF de dar inveja e ainda fala sobre os cuidados que tem em sua cozinha na hora de trazer essas memórias afetivas para a mesa.

“Meu estilo de cozinha sempre misturou o moderno com o simples. Nesta semana, comecei um menu de novidades com pratos caseiros”, revela o chef. Ele afirma que a ideia é oferecer uma comida nostálgica, mas com muita qualidade”, esclarece.

 
Receitas  
Bife
Ingredientes 
l 4 bifes de alcatra ou maminha
l 4 ovos
l 1 colher (sopa) de manteiga
l Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela quente, adicione a manteiga e coloque os bifes. Deixe-os parados até que você veja o suco da carne. Esse é o momento de virar e deixar o bife fritando até que o liquido saia novamente. Retire o bife — ele estará bem suculento e ao ponto. Na mesma frigideira coloque mais um pouquinho de manteiga e frite os ovos até o ponto desejado. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Dicas
Nunca aperte a carne, pois vai retirar o liquido e ela vai ficar seca e borrachuda. Vire apenas uma vez a carne.

Arroz
Ingredientes
l 2 dentes de alho
l 1 fio de azeite
l ½ cebola branca picadinha
l 2 colheres (chá) de sal
l 2 xícaras (chá) de arroz branco
l 4 xícaras (chá) de água quente
l 1 colher (chá) de suco de limão taiti

Modo de preparo
Em uma panela a fogo médio adicione o azeite e deixe aquecer por 1 minuto. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. sempre mexendo. Adicione o alho e deixe por mais 2 minutos refogando. Acrescente o arroz, sal e deixe por 2 minutos refogando. Em seguida, junte as 2 xícaras de água quente e o suco de limão. Misture e deixe cozinhar até a água secar com a tampa fechada. Adicione as outras 2 xícaras de água e deixe a e tampa da panela entre aberta. Espere secar.

Batata frita
Ingredientes
l 2 batatas médias
l Óleo para fritar
l Sal e pimenta a gosto
l Alecrim picado caso goste

Modo de preparo
Lave as batatas e corte em fatias redondas de 1cm de espessura. Espalhe num pano de prato limpo e seque o máximo que puder. Forre uma assadeira com papel toalha. Encha 1/3 de uma panela grande com o óleo. Aqueça em fogo médio. Aqueça o óleo por 10 minutos, aproximadamente, em fogo médio. Coloque com cuidado uma porção de batata. Frite por 4 minutos, mexendo para que não grudem umas nas outras. Retire com uma escumadeira e espalhe sobre o papel toalha numa assadeira. Tempere com sal, pimenta e o alecrim 
bem picadinho.

Feijão
Ingredientes
l 1 ½ copo de feijão 
(cerca de 400 g)
l 1l de água
l 2 dentes de alho picados ou amassados
l ½ cebola branca bem picadinha
l 50g de calabresa cortada em meia lua
l 50g de bacon em cubinhos
l 2 galhos de tomilho
l Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Separe e lave o feijão. Se quiser deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Para agilizar ferva 1l de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 1 hora. Na panela de pressão em fogo médio, adicione um fio de óleo e deixe aquecer por 1 minuto. Adicione cebola, alho, tomilho e bacon e deixe fritar até que a cebola e o bacon fiquem douradinhos. Adicione o alho, o sal e a pimenta. Frite por 1 minuto e adicione o feijão. Coloque a água até passar um pouco a altura do feijão e tampe. Cozinhe na pressão por 25 minutos. Apóis este tempo, retire a pressão e deixe cozinhar mais 5 minutos com a tampa aberta.
 
Dica
Se quiser um caldo mais cremoso, pegue uma colher e amasse um pouco o feijão para engrossar o caldo.
  
Serviço
Onde comer
Vanilla cafeteria e brigadeiria (AOS 4/5, Bl. D, lj. 33; 3526-4511), aberto de terça a sábado, das 9h às 20h; domingo, das 8h às 16h.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK