Nutricionista Carla de Castro fala sobre as características da banana
Neste domingo é o dia desta fruta, aprenda um pouquinho mais sobre ela e suas variedades
Neste domingo é o dia da banana. Fruta versátil e cheia de benefícios para a saúde, a banana é um alimento de baixo custo, em relação a outras frutas. A banana tem diversas vantagens em seu consumo, além de peculiaridades de cada tipo da fruta. A nutricionista Carla de Castro, especialista em nutrigenômica, fala um pouco sobre a banana e suas características.
A banana é famosa por ajudar com as desagradáveis câimbras, e Carla explica o motivo: “É muito comum as pessoas fazerem relação da ingestão de banana com a prevenção da câimbra, mas essa situação é relativa. A banana é rica em potássio, carboidrato e água”. Segundo a nutricionista, se o motivo da câimbra for a falta de potássio, de fato a fruta ajuda, mas em caso de falta de magnésio ou cálcio, ela não é tão eficiente.
Não é apenas o desconforto muscular que essa fruta pode ajudar. Entre as vantagens nutricionais, a banana ajuda a regular o fluxo intestinal, controla a fome entre as refeições, ajuda a reduzir a pressão arterial, a prevenir a depressão e reforça o sistema imunológico.
Gastronomicamente, a fruta é versátil e aparece em diversas formas. Outra vantagem é que por ser uma fruta não sazonal, ela se apresenta fresca e saborosa durante o ano inteiro. “Ao optar por consumir frutas da estação, é possível reduzir a ingestão de compostos químicos, como os agrotóxicos e pesticidas. Também somos beneficiados por ter em mãos alternativas mais saborosas e aromáticas, tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos”, pondera a nutricionista.
Variedades de banana
Banana-nanica
O nome é sugestivo, mas não se trata da menor banana, ele faz referência à árvore dela. É chamada também de banana-d’água. É a mais rica em potássio e magnésio dentre os tipos de banana. Sua consistência é ideal para substituir os ovos em doces evitando o uso de alimento de origem animal e açúcar.
Dados
1 unidade média de 90 gramas, contém 87 calorias, aproximadamente.
Banana-prata
Banana mais consumida no país, se trata da variedade mais durável. Muito saborosa, é ideal para consumir crua, mas também funciona bem para preparos doces. Tem o menor teor calórico, junto com a banana-maçã, o que a torna ideal para quer perder peso ou ganhar massa.
Dados
1 unidade média de 65 gramas, tem em média 55 calorias.
Banana-maçã
O nome vem do cheiro, similar ao da maçã. Ela tem baixo teor calórico e a variedade que mais tem proteínas e fibras, além de manganês e fósforo. Ela é indicada para bebês e idosos pelo sabor adocicado e a fácil ingestão.
Dados
1 unidade média de 65 gramas, contém apenas 72 calorias, aproximadamente.
Banana-ouro
A menor entre as variedades, é doce, indicada para ser comida in natura, empanada ou em doces. O baixo nível de gordura e sódio, a torna indicada para pessoas com problema de pressão, no coração ou nos rins.
Dados
Cada 100 g de banana-ouro contém, em média, 112 calorias.
Banana-da-terra
A maior e com mais carboidratos e calorias. Também é rica em vitaminas A e C, porém, a digestão dessa fruta é mais difícil quando crua. Recomenda-se para usar em receitas.
Dados
Cada unidade de 100 gramas, contêm em média 117 calorias.