Brasília-DF,
18/JUN/2018

Cidade de Goiás recebe festival internacional

A 274km de Brasília, a cidade fica mais movimentada nos próximos dias, quando ocorre a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica)

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:30/06/2013 06:00

Também conhecida como Goiás Velho, cidade reúne rico patrimônio histórico, gastronomia e ecoturismo (Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press)
Também conhecida como Goiás Velho, cidade reúne rico patrimônio histórico, gastronomia e ecoturismo
Tema caro ao futuro do homem, a sustentabilidade torna-se pauta de discussão durante a 15ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás (GO). Entre séries, curtas e longas-metragens, serão exibidos 25 trabalhos, a partir de quarta-feira, até o domingo, 7 de julho. Além da mostra audiovisual, o festival terá shows de Arnaldo Antunes e Paulinho da Viola e espetáculo do grupo de dança Quasar ao município — 274km distante de Brasília.


Para os visitantes, o local reserva atrativos guardados em três séculos de história. A cidade, também conhecida por Goiás Velho, já foi a primeira capital do estado. Ter perdido o status, em meados da década de 1930, ajudou na manutenção da paisagem colonial, que conserva arquitetura barroca em praças, igrejas e palácios. Graças à preservação do cenário, o município foi tombado, em 2001, pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Entre as raridades, está a casa da poetisa Cora Coralina, que se tornou museu, com objetos da escritora, aberto à visitação.


Nesse cenário, ocorrerão palestras, debates e projeções do Fica, que nesta edição homenageia Cora. Na mostra competitiva, fitas do Brasil, da Itália, da França, da Alemanha, da Espanha e dos Estados Unidos disputam R$ 160 mil em prêmios. Produções nacionais são maioria, com 14 títulos. Entre as presenças confirmadas, estão a dos diretores Kléber Mendonça Filho, de O som ao redor, e Fernando Meireles, que terá três filmes exibidos — Domésticas, Cidade de Deus e Ensaio sobre a cegueira, em mostra paralela.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES