Brasília-DF,
17/MAR/2024

Mostra de serigrafia exibe 54 obras da artista Cristina Bottallo

Pela primeira vez em Brasília, Bottallo expõe A árvore do dia, que reúne serigrafias inéditas, no Museu Vivo da Memória Candanga

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:19/07/2013 06:30Atualização:18/07/2013 16:52
Obra de Cristina Bottallo: variações do mesmo tema em A árvore da vida (Museu Vivo da Memória Candanga/Divulgação)
Obra de Cristina Bottallo: variações do mesmo tema em A árvore da vida

Numa mostra com 54 gravuras feitas a partir de um mesmo desenho, a artista plástica, artesã e ilustradora Cristina Bottallo exibe a variação de técnicas. Pela primeira vez em Brasília, Bottallo expõe, de sábado (20/7) até 31 de agosto, A árvore do dia, que reúne serigrafias inéditas, no Museu Vivo da Memória Candanga. “As peças foram feitas a partir de um mesmo desenho, mas combinado de diferentes formas”, define a artista.

No trabalho, Cristina usa uma matriz serigráfica, um bastidor de tecido como base para as gravuras e os métodos diretos e indiretos. Ela explica que métodos diretos são os feitos com interferência direta no tecido da tela, e indiretos são feitos com exposição de luz, como em um processo fotográfico.

Além da exposição, em 27 de julho, Cristina vem à cidade para um workshop e visita guiada gratuitos. Nesste dia, ela abordará o conceito de serigrafia, os materiais utilizados na técnica, os principais métodos de gravação, a confecção de fotolitos, a utilização de canetas e tintas, as máscaras com papel, o método do crayon litográfico e a aplicação direta de emulsão com carimbos e outros instrumentos. Cristina mantém um ateliê em São Paulo desde 1990 e gosta de ensinar. “Quando ensino o que sei de melhor, multiplico meu saber. É desafiador dividir com o outro”, diz.

A árvore do dia

Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga (Via Epia Sul, SMPS, Lt. D). Até 31 de agosto, de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES