Brasília-DF,
18/JUN/2018

Galeria Moreira de Azevedo abre as portas na Vila Telebrasília com homenagem

A homenagem ao fundador da escola de mesmo nome reúne um conjunto de 16 pinturas a óleo realizadas pelo artista ao longo da vida

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:19/07/2013 06:31
A galeria Moreira de Azevedo abre nesta sexta-feira (19/7) as portas na Vila Telebrasília com homenagem ao fundador da escola de mesmo nome e um conjunto de 16 pinturas a óleo realizadas pelo artista ao longo da vida. Português de nascimento, Azevedo chegou a Brasília em 1975 para se juntar a um grupo ligado à Sociedade Brasileira de Eubiose, que tem sede na capital. Se apaixonou pela cidade e fincou raízes no Planalto Central.

Artista com formação em Paris, Azevedo foi professor do Centro de Artes da UDF Centro Universitário e do Senac. Também um dos responsáveis por organizar a pinacoteca do Senado Federal. Nos anos 1970, o artista fundou sua própria escola de artes, mas a ausência de sede própria fez com que a instituição migrasse para vários endereços.

Azevedo morreu em 2011, mas sua esposa, Gildred Mascarenhas Nascimento, continuou a perseguir a ideia de uma sede e conseguiu construir a escola na Vila Telebrasília. A galeria é o primeiro espaço a ser concluído e será inaugurada nesta sexta com obras pertencentes ao acervo particular de Gildred, que guarda em casa mais de 20 pinturas do marido.

Azevedo era um pintor figurativo que gostava de paisagens e da figura humana. Para Gildred, era um “percepcionista”. “Ele era um pintor da percepção”, explica. “Gostava da natureza e do ser humano de forma geral.” Quando estiver pronta, a escola terá seis salas de aula e oferecerá cursos pagos de pintura, desenho, escultura, mosaico, pastel, aquarela, xilogravura, cerâmica e outras técnicas.

Exposição de Moreira de Azevedo

Mostra com 16 quadros do artista. Visitação até 31 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Vila Telebrasília, Rua 1, Lote 25.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES