Brasília-DF,
23/JUN/2018

Vida e a obra do ex-presidente Tancredo Neves são exibidas em exposição

A galeria traça a trajetória do político mineiro desde o nascimento, em 1910

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:13/09/2013 06:00Atualização:12/09/2013 14:09
Tancredo em visita a São João Del Rei (MG), em 1962: mostra permanente tem extenso acervo de pertences do ex-presidente  (Acervo Manchete )
Tancredo em visita a São João Del Rei (MG), em 1962: mostra permanente tem extenso acervo de pertences do ex-presidente
Dividida em quatro núcleos, a exposição Memorial Tancredo Neves traz para o Panteão da Pátria toda a trajetória do político mineiro, narrada com recursos audiovisuais e adaptada para ocupar o espaço em caráter permanente. Sob curadoria de Marcello Dantas, a mostra retoma a história de Tancredo desde o nascimento, em 1910, em São João Del Rei, até a morte como presidente eleito, em 1985.

Em Origem está o contexto no qual o ex-presidente nasceu e foi criado. Caminho trata da trajetória política, contada em uma mesa interativa cheia de curvas que simbolizam as sinuosidades da política. Em Paladino da democracia, Dantas explora momentos decisivos da vida de Tancredo: a redemocratização do Brasil e a doença que o levou à morte.

Lavra de ideias encerra a mostra com um convite à reflexão. “A gente fez um apanhado das frases dele sobre política, educação, Brasil e isso fica projetado flutuando sobre a máscara mortuária”, explica Marcello Dantas. Além das projeções e fotos, a exposição inclui um acervo de cartas, objetos e telegramas. “Há, inclusive, correspondências trocadas com JK”, revela o curador Marcello Dantas.

SERVIÇO
Memorial Tancredo Neves
Curadoria: Marcello Dantas. Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves (Praça dos Três Poderes).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES