Brasília-DF,
23/JUN/2018

Médico dá dicas para quem quer investir na corrida, confira a lista

Sem custos de academia nem necessidade de companheiros, a corrida pode ser feita por qualquer um em qualquer horários

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Guilherme Pera - Especial para o Correio Publicação:13/09/2013 06:08

A nutricionista Thaliane Dias se alimenta de hortaliças, frutas e grãos: %u201CEvito açúcar, corantes, gorduras e produtos industrializados em geral%u201D (André Martins/Divulgação)
A nutricionista Thaliane Dias se alimenta de hortaliças, frutas e grãos: %u201CEvito açúcar, corantes, gorduras e produtos industrializados em geral%u201D

Correr é uma das atividades físicas mais simples já testadas pela humanidade. Sem custos de academia nem necessidade de companheiros, a corrida pode ser feita por qualquer um em qualquer horário. Alguns cuidados, porém, são necessários.

O Correio entrevistou o médico Getúlio Bernardo Morato, especialista em medicina esportiva. Ele separa os corredores em duas categorias: os que querem competir e os que vão apenas fazer treinos leves. “Para quem for se exercitar do lado de casa, a minha principal dica é ir. Para os que procuram grupos de corrida, recomendo o treinamento de tiros (com bruscas alterações na velocidade). Eles dão maior capacidade aeróbica”, diferencia.

Praticante de corridas desde 2011, a nutricionista Thaliane Dias, 25 anos, diz regrar bem o que come. “Evito açúcar, corantes, gorduras trans e saturadas, além de produtos industrializados em geral. Amo chás, hidrato-me bem. Adoro hortaliças e frutas, uso muito suco verde, temperos e grãos. Deixo alimentos não saudáveis para momentos esporádicos”, explica a brasiliense, que chega a correr 21km, extensão de uma meia maratona.

 

Dicas

1 Hidrate-se antes, durante e depois do exercício.
2 Mantenha um ritmo frequente, entre meia e uma hora, cinco vezes por semana.
3 Busque uma certa intensidade, para suar e sentir o coração bater mais rápido.
4 Evite comer imediatamente antes da atividade física. Alimente-se, no máximo, uma hora antes. Tome cuidado com alimentos como pães e doces, que podem dar hipoglicemia.
5 Vá se exercitar na academia. É importante trabalhar toda a musculatura para evitar lesões.
6 Use roupas leves. As mais escuras apenas aumentam a transpiração O melhor sapato é o que fica mais confortável no pé da pessoa.
7 Corra antes das 10h e depois das 16h para não se expor às radiações solares mais fortes.
8 Pessoas acima de 35 anos e/ou com histórico de doenças cardíacas na família, diabetes, asma, lesões, entre outros, devem consultar um médico antes. Quem for competir, independentemente de idade ou de problemas, também.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES