Brasília-DF,
21/SET/2018

Artista plástico Oscar Fortunato joga luz na cultura e na história de Goiânia

Estreitar os laços é a proposta do artista, cuja obra carrega a identidade goiana mesclada a uma poesia meio pop, meio punk

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:20/09/2013 06:18
Gravuras, pinturas e outros símbolos compõem o imaginário goiano idealizado por Fortunato (Oscar Fortunato/Divulgação)
Gravuras, pinturas e outros símbolos compõem o imaginário goiano idealizado por Fortunato

Brasília e Goiânia estão separadas por pouco menos de 200 quilômetros, mas às vezes a distância física parece pequena diante do desconhecimento que paira sobre as duas capitais. É sobre isso que o artista goiano Oscar Fortunato pretende falar em Duas cidades, exposição em cartaz na galeria Objeto Encontrado (102 Norte). Estreitar os laços é a proposta do artista, cuja obra carrega a identidade goiana mesclada a uma poesia meio pop, meio punk, sempre pontuada pelo sarcasmo.

“Brasília e Goiânia são duas cidades muito novas e a gente carece de iconografia. Então, precisamos valorizar o pouco que a gente tem”, reflete o artista, que se inspirou no título do romance Conto de duas cidades, de Charles Dickens, para criar a exposição. A história do escritor inglês se passa entre Paris e Londres. Esta última vivia o esplendor da revolução industrial, enquanto a capital francesa lutava para se reerguer após a Revolução. “Goiânia é meio a Paris do livro”, compara o artista. “As coisas são bem precárias por aqui.”

O que é ridículo pode ficar muito autêntico na obra do artista. Gravuras, pinturas, objetos, adesivos, azulejos e fragmentos de intervenções urbanas integram os 20 trabalhos selecionados para a exposição. As serigrafias formam um conjunto à parte, já que foi com elas que Fortunato deu início à vida artística. A confecção de camisetas e a fabricação de fanzines o iniciaram no universo gráfico. A goianidade veio em seguida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES