Brasília-DF,
25/FEV/2018

Exposição Ausente Presente revela as experiências de viagens de Virgílio Neto

Três etapas dividem a mostra que conta com imagens, anotações e catálogos de obras do artista

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Olívia Florência Publicação:25/10/2013 06:07Atualização:24/10/2013 14:26
Exposição se baseia em viagens do artista brasiliense a três locais: Banff (Canadá), Cruzeiro do Sul (Acre) e Berlim (Alemanha) (Virgílio Neto/iIustração)
Exposição se baseia em viagens do artista brasiliense a três locais: Banff (Canadá), Cruzeiro do Sul (Acre) e Berlim (Alemanha)
O brasiliense Virgílio Neto tem 27 anos, mas é um nome conhecido no meio artistico. Ele já lançou um livro com seus desenhos, Talvez o mundo não seja pequeno, e, em 2012, venceu o prêmio EDP nas Artes, o que lhe rendeu uma bolsa no Canadá. Aqui, Neto terá sua primeira exposição individual, Ausente presente, na galeria Fayga Ostrower, na Funarte.

A mostra nasce de três viagens do artista: a Banff, no Canadá; Cruzeiro do Sul, no Acre; e Berlim, na Alemanha. “A mostra parte dessa ideia de jornada. O desenho é o meio de descobrir esses locais e as experiências que tive lá”, define o artista. A exibição contará com mais de 200 desenhos de Virgílio, mas não será dividida pelos locais da viagem. O curador, o paulista Paulo Miyada, optou por dividir a exposição em três séries. A primeira parte se chama Territórios e consiste na mostra de paisagens. A segunda, Highlights, é mais intimista, com anotações que remetem a cadernos de viagem. A terceira parte, chamada Fichas, é resumida como um inventário, uma catalogação das obras do artista.

A exposição Ausente presente pode ser conferida até o dia 24 de novembro, das 9h às 21h. Nos três primeiros sábados de novembro, haverá também ciclo de conversas no local, sempre às 17h. Em 2 de novembro, quem fala é o artista Divino Sobral. No dia 9, Virgílio Neto comanda a roda e, no dia 16, o papo fica por conta do curador da exposição, Paulo Miyada.

Ausente presente

Na Galeria Fayga Ostrower (Complexo Cultural da Funarte, Eixo Monumental, Lt. 2; 3322-2076). Visitações de 25 de outubro a 24 de novembro, de segunda a domingo, das 9h às 21h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES