Brasília-DF,
23/JUN/2018

Quinto Festival de Cinema Polonês começa nesta quarta com exibições gratuitas

Festival reúne 16 filmes que têm como características principais a ousadia e a inovação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:27/11/2013 06:03Atualização:26/11/2013 16:08

Magdalena Berus e Jakub Gierszal, em Indeléveis: sexo e crise embalam o longa de abertura da mostra (Manana/Divulgação)
Magdalena Berus e Jakub Gierszal, em Indeléveis: sexo e crise embalam o longa de abertura da mostra

Ousadia narrativa, renovação, além de alguns poucos títulos condicionados a moldes convencionais de enredo dão a base para o 5º Festival de Cinema Polonês. Dividida em duas frentes de exibição — no Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907) e na sala de cinema da embaixada polonesa —, a mostra gratuita começa nesta quarta (27/11), no Cervantes, justamente motivada pelo teor de coprodução presente em Indeléveis, de Jacek Borcuch, feito em colaboração com a Espanha.

Ícone do cinema hispânico, Ángela Molina está no elenco como a exuberante Elena, dada aos prazeres da vida, como o do cultivo de terreno de videiras que ela administra; mas o drama central paira em torno do jovem casal Michal e Karina, entretido entre as videiras.

Um gesto de inconsequência e de defesa de Michal (o convincente Jakub Gierszal) tira o cenário bucólico de foco. A crise se alastra, em meio a uma fotografia tão marcante e arejada, que faturou prêmio no mais recente Festival de Sundance (Estados Unidos). Outro vencedor, com prêmio especial da mostra de São Paulo (por Truques, há cinco anos), o diretor Andrzej Jakimowski, aos 50 anos, larga o clima de destino ligado ao pensamento mágico de personagens, para entreter com um cinema sensorial, em Imagine.

 

Serviço:

Auditório do Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Lt. D). Abertura hoje, às 19h30, com exibição de Indeléveis, longa de Jacek Borcuch. Até 4 de dezembro. Não recomendado para menores de 16 anos. Entrada franca. Informações: 3212-8022.

Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES