Brasília-DF,
19/FEV/2018

Grupo Corpo apresenta a peça Triz neste fim de semana

O autor da coreografia é o renomado bailarino Rodrigo Pederneiras

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Ponce de Leon Publicação:06/12/2013 06:20Atualização:06/12/2013 16:02

Triz é fruto da força de vontade do coreógrafo Rodrigo Pederneiras ao superar contusões (Sharen Bradford/Divulgação)
Triz é fruto da força de vontade do coreógrafo Rodrigo Pederneiras ao superar contusões

A trigésima quarta criação do Grupo Corpo é, talvez, a mais contundente de todas. Triz resultou de um processo de construção que foi violentado desde a concepção. O coreógrafo Rodrigo Pederneiras, um dos mais celebrados do país e integrante fundador da companhia, foi acometido por limitações físicas inesperadas no início dos ensaios, que acabaram, consequentemente, postergados. Tudo mudou, então.

Além de se submeter a uma cirurgia para reconstituir o tendão do ombro e músculos do braço esquerdo, Pederneiras superou um rompimento do menisco do joelho esquerdo. Padeceu, mas, nem por isso, o veterano bailarino mineiro deixou de encarar o desafio profissional. “Tive que mudar a forma de trabalhar. Afinal, eu estava sem caminhar. Verbalizava os movimentos. Não foi nada fácil, mas o resultado foi transgressor. Os bailarinos foram fundamentais”, recorda o coreógrafo.

A angústia e a força que se alternam em qualquer percurso de superação parecem carregar o espetáculo, regido por uma intensa trilha sonora instrumental de Lenine, composta por 10 temas. No palco, a experiência do mais prestigiado grupo de dança contemporânea do país, em um cenário tomado por cordas de aço, que sugerem uma delicada metáfora. A dança expõe os meandros de se viver por um triz. E sobreviver.

Triz

Apresentação do Grupo Corpo. Na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional (Setor Cultural Norte, Via N2; 3325-6239). Sexta e sábado (6 e 7/12), às 21h. Domingo (8/12), às 20h. Ingressos a R$ 90 e R$45 (meia-entrada). Não indicado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES