Brasília-DF,
21/FEV/2018

Escritor lança livro em que revela bastidores de grandes canções da MPB

Nomes como Chico César, Luiz Melodia, Flavio Venturini e João Donato, entre vários outros, relataram ao autor os bastidores de canções da MPB

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Gabriel de Sá Publicação:10/12/2013 06:00Atualização:09/12/2013 14:19
Há cerca de uma década e meia, Godinho vem ouvindo depoimentos de compositores sobre suas criações musicais (Valéria Carvalho/Divulgação)
Há cerca de uma década e meia, Godinho vem ouvindo depoimentos de compositores sobre suas criações musicais

Ao folhear um livro sobre as histórias das músicas de Tom Jobim, há poucos anos, Ruy Godinho ficou cismado. O texto trazia algumas informações colhidas por ele. Foi olhar os créditos e não deu outra: seu nome estava lá. "Antes de eu lançar o primeiro volume 1 de Então, foi assim?, não existia nenhum livro no mercado editorial brasileiro que tratasse sobre o assunto", garante o pesquisador e radialista paraense, radicado em Brasília desde o início dos anos 1980. Há cerca de uma década e meia, Godinho vem ouvindo depoimentos de compositores sobre suas criações musicais. A história virou livro em 2008. Nesta terça-feira (10/12), ele lança o terceiro volume da empreitada, às 20h, no Teatro da Caixa Cultural. O evento também conta com pocket show e papo com o compositor Tunai. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa livre.

Com o atual trabalho, Godinho chega a quase duas centenas de canções com os bastidores revelados. Nesta edição, nomes como Chico César, Luiz Melodia, Flavio Venturini e João Donato, entre vários outros, relataram ao autor os bastidores de canções essenciais da MPB. Godinho diz que uma das entrevistas mais emocionantes que fez foi com o carioca Paulinho Moska, que fala no terceiro volume de Então, foi assim? sobre a composição A seta e o alvo. "Eu descobri que ele é um poeta integral, o tempo todo. Durante a entrevista, uma hora e meia conversando, era poesia o tempo todo, e isso me tocou muito", conta o autor.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES