Brasília-DF,
17/OUT/2018

Coluna Sons da noite destaca os melhores projetos musicais 2013

Entre shows e baladas, confira as apresentações que agitaram a cidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:27/12/2013 06:04Atualização:26/12/2013 13:18

Maior Repercussão


Artistas internacionais de indiscutível relevância passaram a incluir Brasília em suas turnês pelo Brasil. O cantor Elton John, a diva Beyoncé, o guitarrista Steve Vai e a banda Aerosmith foram alguns dos que estiveram aqui neste ano. Mas foi o gigante Stevie Wonder, atração maior do megaprojeto Circuito Banco do Brasil, o responsável pelo concerto de maior repercussão — por tudo, inclusive pela homenagem a Nelson Mandela.

Maluco beleza

Apresentação do cantor BNegão durante o projeto Toca Raul, no CCBB (Luis Xavier de França/Esp. CB/D.A Press)
Apresentação do cantor BNegão durante o projeto Toca Raul, no CCBB

O projeto Toca Raul proporcionou o grande momento na programação musical do CCBB em 2013. Foram shows em dois fins de semana, com a participação de Marcelo Nova, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Bnegão e Lucas Santana. Já o Todos os Sons apresentou Otto, Tom Zé e Detrito Federal, enquanto o Móveis Coloniais de Acaju promoveu o Móveis ocupa, com uma série de ensaios abertos para testar as músicas do álbum De lá até aqui.

Grandes encontros

A temporada de 2013 foi, também, pródiga em grandes encontros, protagonizados por cantores de diferentes gêneros musicais. Quatro arrastaram muita gente para vê-los: Lulu Santos e Nando Reis; Ivete Sangalo e Durval Lelys (Asa de Águia); Gusttavo Lima e Jorge & Mateus; e o trio Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Puro virtuosismo

Entre março e dezembro, o tributo a Baden Powell trouxe à cidade grandes instrumentistas brasileiros. Os espectadores puderam apreciar o virtuosismo de nomes consagrados, como o pianista João Donato, o violonista Turíbio Santos e o bandolinista e guitarrista Armandinho Macedo, entre outros. O destaque foi o violoncelista Jaques Morelenbaum, que fez sua estreia no Clube do Choro com o projeto Cello Samba Trio, na companhia do violonista Lula Galvão e do baterista Rafael Barata.


Chão de estrelas

Baby do Brasil durante show no Museu da República (Gabriel Bittencourt/Divulgação)
Baby do Brasil durante show no Museu da República

shows de astros e estrelas da MPB surgiram como destaques na programação musical em Brasília na temporada de 2013. Caetano Veloso trouxe o Abraçaço ao Ópera Hall, e Maria Bethânia emocionou a plateia que lotou o Auditório Master do Centro de Convenções, com Carta de amor.

Com Rua dos amores, Djavan foi aplaudidíssimo na Arena Brasília, que, posteriormente, recebeu Marisa Monte com Verdade uma ilusão. Fagner lotou a comercial da 312 Norte em show pelo projeto Noite Cultura T-Bone. Gal Costa encantou o público ao apresentar Recanto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde também brilharam Milton Nascimento, na celebração dos 50 anos de carreira; e Ney Matogrosso, ao trazer de volta o Atento aos sinais.

Baby do Brasil, no retorno à cena depois de longa ausência, mostrou que se mantém em grande forma. Com a voz afinadíssima e cheia de frescor, ela fez duas apresentações na capital com o show Baby sucessos: uma no Pontão do Lago Sul, pelo projeto Vivo Open Air; e outra na área externa do Museu da República, numa promoção conjunta do projeto Todos os Sons (CCBB) e do festival Cena Contemporânea. Em ambos os locais, foi recebida calorosamente pelas multidões que a assistiram.

Para celebrar

O centenário de mestres da música popular brasileira foi tema de shows no Teatro da Caixa. O Quarteto em Cy homenageou Vinicius de Moraes, e o Casuarina reverenciou Cyro Monteiro. Nana Caymmi, ao fazer show comemorativo de 40 anos de carreira, antecipou o início das celebrações pelos 100 anos do pai, Dorival Caymmi, que vão ocorrer em 2014.

O adeus

Mesmo depois de anunciar a despedida do Chiclete com Banana, o vocalista e guitarrista Bell Marques continuou a fazer show com a banda — a saída está prevista para depois do carnaval. Na passagem pela capital federal, o cantor compartilhou sua emoção com uma legião de fãs em show na área do estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Os brasilienses

Na ecletíssima cena musical brasiliense, foram destaques na temporada de 2013 as cantoras Ellen Oléria e Adriana Samartini, ocupando espaços diversos; a nova dupla sertaneja Wilian & Marlon, o jovem bandolinista Tiago Tunes, à frente de várias rodas de choro; e o grupo Adora-Roda, que lançou recentemente seu primeiro disco.

Boas-festas

Pela produção caprichada e pelas boas atrações, as festas Bomfim e De cinema — principalmente a do halloween — devem ser destacadas como as melhores do ano. No aspecto inovação, o destaque fica para a Get glow, que apostou no indie rock e no aspecto lúdico do uso de tintas no corpo e no vestuário.

Novos espaços

A capital ganhou novos espaços para shows e festas em 2013, com a inauguração da boate Noir (Centro Comercial Gilberto Salomão), a Balcony Music (413 Sul), Capella e Santa Teresa (Pistão Sul/Taguatinga).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES