Brasília-DF,
18/JUN/2018

Muay thai ganha cada vez mais adeptos nas academias de luta em Brasília

A modalidade foi popularizada pelos lutadores de MMA e conhecida pela variedade de golpes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Guilherme Pera - Especial para o Correio Publicação:17/01/2014 06:01Atualização:17/01/2014 08:01
Apresentação de muay thai: tradição tailandesa que faz sucesso no Brasil (Marcos Serra/CB/D.A Press)
Apresentação de muay thai: tradição tailandesa que faz sucesso no Brasil

A tailândia é um país de caraterísticas interessantes. A capital Bangcoc é conhecida pela comida local bastante apimentada. O Red Bull, bebida energética mais conhecida do mundo, foi inventado por lá. Nas artes marciais, não poderia ser diferente. O muay thai, luta desenvolvida como artifício de defesa e preparo físico, é conhecido pela efetividade nos golpes.

Uma característica fundamental da arte marcial tailandesa é o uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, aliado a uma forte preparação física. O esporte, se bem praticado, ajuda a melhorar a capacidade de concentração e de respiração, a flexibilidade, a resistência cardiorrespiratória, a força, o ritmo e a coordenação motora. O ponto negativo fica por conta das lesões que a intensidade no contato físico existente na modalidade pode causar.

Douglas Vileforte, professor de muay thai em uma academia brasiliense, conta que o aumento de coordenação motora é um ganho notado já nos primeiros dias de treinamento, seguido pela perda de gordura e a melhora na definição muscular. “As pessoas passam a se conhecer melhor e a desenvolver habilidades que jamais acreditariam conseguir dominar”, afirma.

Vileforte ressalta também o lado da defesa pessoal, ao dizer que, no combate corpo a corpo na rua, sem armas, o “lutador de muay thai certamente terá mais chances”. É essa característica que leva a luta a um lado ruim: a busca por academias para bater nos outros. “Isso infelizmente está na nossa cultura. Não na essência do muay thai, porque não foram os tailandeses que nos ensinaram essas atitudes. Se o kung fu fosse considerado mais violento, certamente eles iriam procurar a arte. É uma vergonha”, lamenta.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Mishele Gomes 17 de Janeiro às 19:40

Realmente o MUAYTHAI é uma arte marcial que traz muitos benefícios à saúde do corpo e da mente. Como qualquer arte marcial deve ser praticada com o acompanhamento de profissionais qualificados, que conheçam e trabalhem a filosofia, além das técnicas com movimentos e nomenclaturas corretos.

[Denunciar]

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES