Brasília-DF,
25/FEV/2018

Lenine se apresenta nesta quarta-feira com a turnê Chão

Cantor fecha o feriado de carnaval com show no teatro da Caixa. Hoje é a primeira das cinco apresentações na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paula Bittar, Especial para o Correio Publicação:05/03/2014 08:25Atualização:05/03/2014 10:35

No repertório não deve faltar as cações Jack soul brasileiro e Paciência (Hugo Prata/Divulgação)
No repertório não deve faltar as cações Jack soul brasileiro e Paciência
 

Independentemente do instrumento, do arranjo ou da parceria, as composições de Lenine têm ritmo próprio. Cativam os ouvidos mais exigentes, sem distinção de faixa etária e nacionalidade. Já são 30 anos de carreira, tempo poético de ilustres marcos. A experiência adquirida trouxe a oportunidade de ousar. Assim, se insere a turnê Chão, espetáculo em que o som envolve o público.

As músicas do disco que leva o mesmo nome da turnê foram gravadas sem bateria ou percussão. A escolha pela ausência possibilitou ao cantor experimentar novos caminhos. Lenine impregnou as canções dos sons do seu próprio cotidiano, como o canto de um pássaro, a máquina de lavar, o pulsar do coração filho, uma crônica musical repleta de vida.

A batida das músicas vem marcada de outra forma. “O trabalho é carregado de percussão. A pausa é um elemento sonoro efetivo. O silêncio induz ao ritmo. Chão deve ser um dos discos mais rítmicos que já fiz, apesar de não ter os elementos de cena tão conhecidos por nós, que são a bateria e a percussão”, reflete.



Ferramenta


A singularidade do trabalho não se limita à composição. Segundo o artista, 98% dos shows da turnê foram realizados em teatro. A experimentação também foi pela tecnologia. O sistema quadrifônico de som — com alto-falantes cercando a plateia —, impõe qualidade ao show. “A gente descobriu no início que a estranheza era mais pela ferramenta. Quando você vai assistir a um show no teatro, na verdade você mergulha no som, é envolto por ele. Essa acho que a grande característica que difere Chão dos outros trabalhos”, afirma o cantor.

Show com Lenine — turnê Chão

De quarta-feira a sábado, às 20h e, domingo, às 18h, no teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS, Qd. 4). Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). Não será permitida a entrada após o início da apresentação. Informações: 3206-9448. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES