Brasília-DF,
23/FEV/2018

Exposição noturno] [soturno traz análise sobre arquitetura e poesia

A mostra segue até 26 de abril, no Alfinete Galeria

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:28/03/2014 06:21Atualização:28/03/2014 09:17
Instalação reforça a importância da poesia na obra de Gê Orthof (Dalton Camargos/Divulgação)
Instalação reforça a importância da poesia na obra de Gê Orthof
Saiba mais...

Normalmente, a palavra aparece no trabalho de Gê Orthof como fragmento de um texto previamente escrito pelo artista. Mas a escrita tomou um lugar de destaque em noturno] [ soturno, exposição em cartaz a partir de sábado (29) na Alfinete Galeria. Foi a partir da poesia na qual reflete sobre sobre as distinções entre o soturno e o noturno que Orthof criou o site specific, montado na Alfinete.

Adaptada ao espaço retangular da pequena galeria, a instalação é formada por uma ponte pênsil que leva o olhar do visitante de uma caixa de cartões postais encontrada na rua até uma casa de palafita em estilo oriental. Cílios postiços e papel vegetal completam o trabalho, mas o destaque, segundo o artista, é para a poesia. “A palavra sempre esteve no meu trabalho, mas nunca assim”, explica. “Antes, as palavras eram como rastros, pistas. E dessa vez, acho que ela é a grande dama. Ando tendo vontade de clarear e fazer as coisas com uma legibilidade mais precisa.”

Nos últimos meses, o artista escreveu três livros infantis e se debruçou sobre a escrita literária. “Antes, eu escrevia o texto, esquartejava e pulverizava pela instalação. Agora, estou deixando ele mais visível, enquanto os elementos visuais vão mais para o ponto do invisível”, revela. A sutileza da diferença entre as palavras noturno e soturno, que dão título à poesia e à exposição, é o estímulo que ajuda Orthof a construir a arquitetura poética da instalação. Para ele, soturno traz uma ideia de noite fechada, um pouco diferente de noturno, que ganhou a colcheia aberta do título pela simbologia poética de uma palavra que remete à abertura.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES