Brasília-DF,
16/OUT/2018

Exposição sobre os Jogos Olímpicos ocupa Museu Nacional da República

A dois anos das Olimpíadas no Brasil, mostra exibe peças que escreveram a história dos jogos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Luana Brasil - Especial para o Correio Publicação:18/04/2014 06:02
Mascotes de outras edições estarão em exposição na mostra dos Jogos Olímpicos  (COB/Divulgação)
Mascotes de outras edições estarão em exposição na mostra dos Jogos Olímpicos

Brasilienses terão a oportunidade de segurar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres com a Tower Bridge ao fundo sem sair da capital federal. A experiência pode ser vivida na exposição Jogos Olímpicos: esporte, cultura e arte, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em cartaz no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

A mostra reúne cerca de 300 peças históricas que marcaram a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, contando a história dos jogos desde a Antiguidade. O acervo é dividido em nove módulos — Jogos da Antiguidade, O sonho de Coubertin, Acendendo a tocha, Cerimônias, esportes e medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil.

Todas as medalhas de participação e de premiação das 27 edições dos Jogos Olímpicos estão expostas na mostra, bem como todas as tochas desde os jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. As sapatilhas e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos Jogos Helsinque, em 1952, e em Melbourne, em 1956, também podem ser conferidas na mostra.
A maior parte do material exposto pertence ao Museu Olímpico de Lausanne, onde está o principal arquivo do mundo sobre o tema. Também há peças do COB, das Confederações Brasileiras Olímpicas e dos próprios atletas.

“A exposição aproxima o público do espírito olímpico”, explica a diretora cultural do COB, Christiane Paquelet. “É uma maneira de o público de Brasília tomar interesse pela história dos Jogos Olímpicos, que são muito mais que uma competição. São uma experiência de 204 nações, 38 modalidades diferentes, congregando e confraternizando”, completa.

Jogos Olímpicos: esporte, cultura e arte

No Museu Nacional do Conjunto Cultural da República até 11 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES