Brasília-DF,
25/ABR/2024

Festival Taguatinga de Cinema traz curtas que repercutiram na internet

Evento começa nesta quarta-feira e segue até sábado (26/4), no Teatro da Praça

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:23/04/2014 06:10Atualização:22/04/2014 16:07

O curta-metragem carioca Obrigada por me deixar assim foi o mais votado na internet (	Festival Taguatinga/Divulgação)
O curta-metragem carioca Obrigada por me deixar assim foi o mais votado na internet

Na contra-corrente dos filmes comerciais, cineastas independentes buscam nos festivais e na internet meios de contar histórias, denunciar agressões e se expressar por meio da câmera. Essa nova linguagem é a proposta da 11ª edição do Festival Taguatinga de Cinema, com a exibição, a partir de hoje, às 20h, de 56 curtas-metragens. Desses, 29 participam da mostra competitiva, construída sob o tema cultura da paz.

Do total de concorrentes, 10 foram selecionados pelos internautas, que, desde março, votaram nos preferidos pela página oficial do evento. Os cineastas participantes do festival concordam que a rede mundial pode ser uma aliada. “A internet virou um grande veículo, porque se torna também um suporte para a formação de novos profissionais de cinema e para a divulgação dos trabalhos”, destaca Weivson Andrade, diretor de O herói noir, que trata de corrupção e aborda o ato de fazer justiça com as próprias mãos.

Bruna Monteiro, diretora de Somos todos, que retrata a violenta desocupação dos moradores da Comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, acredita que a web estimula as pessoas a irem ao cinema. “Um veículo não exclui o outro, porque a internet ajuda na divulgação, e aí muitas pessoas assistem ao filme on-line e sentem vontade de ver também na sala de cinema, que é uma experiência diferente”, observa a realizadora.

Já Ivaldo Cavalcante, responsável por Meu nome é Fábio, que traz a história de um garoto que mora dentro de um contêiner em Taguatinga, enxerga nos curtas um potencial para ocupar as redes sociais. “Eles acompanham essa dinâmica de comunicação acelerada. E isso me deixa muito feliz, porque trabalhos de denúncia conseguem dar voz e cara a quem é invisível”, pontua.

 

Assista ao curta-metragem Obrigada por me deixar assim:

 

11º Festival Taguatinga de Cinema

De 23 a 26 de abril, mostra competitiva de curtas-metragens nacionais no Teatro da Praça (Praça do Relógio de Taguatinga, QNB 01 – AE 01 Setor Central). Confira dias e horários de exibição dos filmes em www.festivaltaguatinga.com.br.  Entrada franca.

 

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES