Brasília-DF,
24/JUN/2018

Laércio de Freitas é a atração desta semana no Espaço Cultural do Choro

Aqui já esteve três vezes, sendo duas para apresentações no Clube do Choro, e outra como professor convidado do Curso Internacional de Verão da Escola de Música

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:30/04/2014 07:00Atualização:30/04/2014 11:29
Laércio de Freitas (Dani Gurgel/Divulgação)
Laércio de Freitas

Laércio de Freitas guarda boas recordações de Brasília. Aqui já esteve três vezes, sendo duas para apresentações no Clube do Choro, e outra como professor convidado do Curso Internacional de Verão da Escola de Música. Pianista formado pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas (SP), desenvolve desde meados da década de 1960, vitoriosa carreira no Brasil e no exterior, como solista e acompanhando astros e estrelas nacionais e internacionais.

De volta à cidade, Laércio é a atração desta semana no Espaço Cultural do Choro, onde de hoje a sexta-feira, às 21h, faz show na sequência do projeto João Donato — 80 Anos. Ele vai ter a companhia do grupo brasiliense Choro Livre, formado por Henrique Neto (violão 7 cordas), George Costa (violão 6 cordas), Márcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro).

"Tenho profunda identificação com João Donato, um dos nomes mais representativos da música popular brasileira de qualidade. Nos relacionamos profissionalmente há bastante tempo. Quando retornou dos Estados Unidos, no começo da década de 1970, me convidou para criar arranjos para temas que compôs para Quem é quem, o LP que lançou pela Odeon", lembra. "Eu estava voltando do México, onde cumpri longa temporada".

O veterano pianista conta que, mais ou menos na mesma época, teve João como aluno de orquestração. "Desde então, mesmo esporadicamente, mantivemos uma bom convívio familiar. Como moro em São Paulo e ele no Rio de Janeiro, não nos encontramos com frequência", explica. "No show do Clube do Choro, eu e os jovens músicos que me acompanharão, vamos compartilhar do rico repertório de Donato", exalta. "Da vez anterior, me apresentei na antiga sede do Clube do Choro e agora, vou estar no palco do Espaço Cultural do Choro, o que muito me honra", acrescenta.

Com trajetória artística de quase 50 anos, o pianista lançou quatro discos, com dstaque para São Paulo no balanço do choro e Laércio de Freitas homengeia Jacob do Bandolim. Nesse, lançado em 2006, teve como convidado o violonista Alessandro Penezzi. "No momento, estou dando início a novoprojeto, o de um álbum solo, em tributo a Ernesto Nazareth, que pretendo realizar sem pressa", adianta.

Pai da atriz e cantora Thalma de Freitas, Laércio como professor, tem estado à frente de oficinas em várias partes do país — de Belém a Curitiba. O grande público tomou conhecimento desse virtuoso instrumentista por meio das novelas Mulheres apaixonadas e Viver a vida, escritas por Manoel Carlos.

Laércio de Freitas

Show do pianista, acompanhado pelo grupo Choro Livre, de quarta (30/4) a sexta-feira (2/5), às 21h, pelo projeto João Donato — 80 Anos. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães), Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES