Brasília-DF,
26/SET/2018

Espetáculo com bonecos se inspira nos universos de Chaplin, Hanna e Barbera

Em Quadrinhos, a Cia. Titeritar explora o poder de interpretação das crianças

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:02/05/2014 06:02

 Na peça a fala é dispensável, pois a imaginação é o principal (Suzy Oliver/Divulgação)
Na peça a fala é dispensável, pois a imaginação é o principal

Uma caveirinha pianista entra em cena. Em seguida, ocupa o palco de teatro de bonecos uma vassoura saxofonista, que toca Carinhoso, de Pixinguinha. Além dela, há um mágico muito convencido e excêntrico, uma lagarta de pano, um gato feito de coador e um rato de luva muito esperto. Esses e outros personagens compõem diversas cenas criadas pela Cia. Titeritar, que traz neste domingo para o Alameda Shopping a peça Quadrinhos, com montagens baseadas nos desenhos animados.

A estética é semelhante ao teatro mudo de Charles Chaplin e aos desenhos de William Hanna e Joseph Barbera. Os três manipuladores responsáveis pelo espetáculo mostram que a fala é dispensável quando a imaginação é o principal. “Essa experiência é pura ação. Quando montamos os bonecos ao vivo, queremos lembrar que isso é algo que as crianças fazem naturalmente. Na hora da brincadeira, elas não se importam se é uma vassoura ou um balão. E levamos isso a sério. O teatro de bonecos mostra que é possível essa transformação dos objetos”, observa Onildo Jr., diretor e manipulador dos bonecos.

Onildo nota que Brasília já possui histórico importante no teatro de bonecos brasileiro. Contudo, a maioria das apresentações é feita apenas com bonecos de luva, de fios (marionetes) ou mamulengos. Faltavam apenas os bonecos-objetos. “Queríamos mostrar outra forma de manipular e animar objetos, então usamos também esses elementos não convencionais”, frisa Onildo.

Quadrinhos

Praça Central do Alameda Shopping (CSB 2 Lt. 1, Taguatinga; 3352-1234). Domingo (4/5), às 16h. Direção e atuação: Onildo Jr., da Cia. Titeritar. Peça dividida em quadros apresenta diferentes histórias interpretadas por objetos animados. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES