Brasília-DF,
18/JUN/2018

Bonecos chegam de diversas partes do Brasil e de fora para alegrar a criançada

A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reunirá os grupos teatrais para uma passeata seriamente bem-humorada

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:16/05/2014 06:20Atualização:16/05/2014 09:50
Festival de Teatro de Bonecos do Gama (Aniceto Roca/Divulgação)
Festival de Teatro de Bonecos do Gama

Com criatividade e encanto, bonecos coordenados por humanos invadirão o 4º ano do Gama Festineco, trazendo espetáculos históricos, cômicos e sensíveis. Além deles, haverá apresentações de palhaços, de músicos e de brincantes do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Piauí, da Espanha e da Argentina.

Estreando hoje, às 9h, os grupos teatrais vão puxar, ao lado dos bonecos gigantes, uma passeata seriamente bem-humorada em adesão à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ponto de partida é a Rodoviária do Gama. Depois, a turma seguirá até a Administração Regional da cidade, onde haverá, às 12h, a abertura oficial do evento.

“A novidade deste ano é a utilização do teatro de arena do Parque Infantil, um local importante para apresentações culturais da comunidade”, diz Marco Augusto Rezende, coordenador do evento e bonequeiro. Para ele, o teatro de bonecos já ganhou o gosto dos brasilienses. “O público espera por esses festivais. Já chegamos a lotar casas e tivemos de deixar gente de fora”, lembra Marco.

As apresentações vão ocorrer até domingo da semana que vem. Para este fim de semana, foram reservadas histórias do palhaço Mateus, da boneca Dona Passinha, de objetos inanimados do grupo Titeritar, do mamulengo Baltazar, do boneco paterno das Caixeiras e, por último, da Caperucita Roja (Chapeuzinho Vermelho). Confira programação completa do festival e de outros eventos deste fim de semana no nosso roteiro.

Serviço

Gama festineco

Cortejo de abertura

Rodoviária do Gama. Hoje, às 9h, com palhaços, músicos e bonecos do grupo Brincantes do Gama.

Mateus da Lelé Bicuda

Teatro de Arena do Parque Infantil (Setor Leste, Pç. Cine Itapoã). Amanhã, às 17h. Espetáculo, do grupo Mamulengo Presepada. Direção: Chico Simões. O contador de causos Mateus da Lelé Bicuda narra histórias de amor e de guerra na terra de São Saruê. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Dona Passinha conta Brasília

Teatro de Arena do Parque Infantil (Setor Leste, Pç. Cine Itapoã). Domingo, às 17h. Peça, do grupo Bagagem Cia. de Bonecos DF. Direção: Airton Masciano. Uma senhora muito esperta apresenta as próprias memórias sobre a construção de Brasília. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Quadradinhos

Espaço Bagagem (Q. 40, Lt. 16, Lj. A, Setor Central). Amanhã, às 18h30. Peça do grupo Titeritar. Direção: Onildo Jr. Apresentação em quadros com objetos inanimados e elementos sonoros. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos

Espaço Bagagem (Q. 40, Lt. 16, Lj. A, Setor Central). Domingo, às 18h30. Com grupo Mamulengo Sem Fronteiras DF. Direção: Walter Cedro. Na terra de São Saruê, onde os mamulengos ganham vida e se tornam guerreiros e heróis, Baltazar Africano se apaixona por Sinhá Flor. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

De outro jeito

Espaço Lábios da Lua (Q. 04, Lt. 16, Setor Sul). Amanhã, às 20h. Com o grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas. Direção: Marco Augusto Rezende. Um pai cria brinquedos de caixas de papelão para demonstrar o carinho e o amor que sente pelo filho. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Caperucita Roja (Chapeuzinho Vermelho)

Espaço Lábios da Lua (Q. 04, Lt. 16, Setor Sul). Domingo, às 20h. Contação da história com o grupo de teatro espanhol Los Claveles. Direção: Aniceto Roca. Embora o Lobo tente executar seu conhecido plano maligno, encontrará mais dificuldades do que o esperado. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES