Brasília-DF,
21/OUT/2018

Música e performances animam os pequenos na Asa Norte e em Sobradinho

O teatro vai ao parque com apresentação de mamelucos para a criançada

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:23/05/2014 06:15
Na apresentação, a Cia. Cantos de Encontro interage com as crianças da platéia (Os Buriti/Divulgação)
Na apresentação, a Cia. Cantos de Encontro interage com as crianças da platéia

Entre árvores, bolas e cestas de piquenique, companhias teatrais vão contar aventuras e histórias de terras longínquas em parques da Asa Norte e de Sobradinho. Neste sábado (24/5), os pequenos vão curtir e participar das canções do grupo Cantos de Encontro, no Parque Olhos D’Água.

No domingo (25/5), o grupo Mamulengo Presepada leva ao Parque dos Jequitibás as proezas do herói nordestino Benedito, personagem de honestidade incontestável e de sabedoria semelhante à de Pedro Malazartes.

Numa tradição musical de quase duas décadas, o Cantos de Encontro propõe brincadeiras. “Nós chamamos as crianças para dançar com nossa boneca africana gigante, a Jamila (que significa bonita, elegante). Alguns ficam acanhados, outros se jogam”, conta a diretora, musicista e atriz Naira Carneiro.

Entre canções autorais que apresentam um conto do Cazaquistão e as histórias dos instrumentos musicais, há também uma composição que convoca os pequenos a brincar “de pé descalço, no chão”, em vez de passar tanto tempo nos shoppings.

Com proposta semelhante, Chico Simões, diretor e apresentador da história do vaqueiro Benedito, acredita que o teatro de mamulengos é uma alternativa para o público que quer fugir das brincadeiras eletrônicas. “Qualquer pessoa é capaz de brincar de mamulengo, desde que faça isso com carinho” diz .

Chico, que sempre se refere ao espetáculo como “brincadeira”, conta que, com plateia, constrói a tradição oral da história do vaqueiro. “Usamos referências para o público se identificar e participar dessa brincadeira, que se transforma a cada apresentação e é feita para todas as idades”, destaca o mestre mamulengueiro.


Cantos de encontro

Parque Olhos D’Água (413/414 Norte; 3349-5793)
Sábado (24/5), às 11h e às 16h. Direção: Naira Carneiro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

O Romance do vaqueiro Benedito


Parque dos Jequitibás (Q. 10/11, Av. do Contorno, Sobradinho; 3591-4049)
Domingo (25/5), às 11h e às 16h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES