Brasília-DF,
23/JUN/2018

Mostra no CCBB apresenta uma ampla retrospectiva das produções pernambucanas

A exibição de Cinema Pernambucano Contemporâneo está em cartaz a partir dessa quarta-feira (4/6) no Centro Cultural Banco do Brasil

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:04/06/2014 08:39
ena de O som ao redor: um dos 10 melhores filmes de 2013 (Reprodução da Internet)
ena de O som ao redor: um dos 10 melhores filmes de 2013

Benjamim Abrahão mascateava pelo sertão nordestino no início do século 20 quando um encontro entrou para a história. Entre os produtos que comerciava em lombos de burro, o imigrante libanês carregava uma câmera de filmar com a qual registrou as únicas imagens em movimento do cangaço brasileiro e de seu líder, Virgulino Ferreira, o Lampião.

A história de Abrahão foi narrada em Baile perfumado, um filme que unia os registros históricos feitos pelo mascate libanês ao tropicalismo do movimento manguebeat de Chico Science, costurando uma trama sertaneja movida por batidas pop. O conjunto cinematográfico autoral do estado de Pernambuco, o mais influente no país atualmente, converge para o suspense urbano O som ao redor, filme de Kleber Mendonça Filho, listado pelo jornal The New York Times entre os 10 melhores filmes de 2013 .

São essas as duas pontas que se encontram na mostra Cinema Pernambucano Contemporâneo. em cartaz a partir dessa quarta-feira (4/6) no Centro Cultural Banco do Brasil. O panorama da retomada do cinema feito no estado nordestino será iniciado com a exibição de Baile perfumado (co-direção de Lírio Ferreira e Paulo Caldas), consagrado em 1997 no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, até os filmes mais recentes de Marcelo Lordello (Eles voltam) e Hilton Lacerda (Tatuagem).

Cinema Pernambucano Contemporâneo


Dessa quara-feira a 28 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, Setor de Clubes Sul, Tr. 2, Lt. 22; 3108-7600), exibição de curtas e longas-metragens pernambucanos. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). A classificação indicativa varia de filme a filme. Consulte o roteiro do Diversão & Arte para maiores informações.
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES