Brasília-DF,
19/FEV/2018

Espetáculo 'Morro como um país' traz fatos conturbados da ditadura militar

Brasília não será palco apenas da Copa. No teatro, o monólogo promete fugir do padrão cênico tradicional

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Paula Bittar, Especial para o Correio Publicação:06/06/2014 06:11Atualização:05/06/2014 16:38

O texto do monólogo parte do depoimento de ex-presos políticos (Bob Sousa/Divulgação)
O texto do monólogo parte do depoimento de ex-presos políticos

A curta temporada do espetáculo Morro como um país no CCBB merece atenção do público brasiliense. O monólogo foge do padrão cênico tradicional. É composto por 33 cenas independentes que retratam fatos verídicos da ditadura militar brasileira e de outros países. O roteiro traz como referência poética a encenação do texto literário Morro como um país, escrito em 1978 por Dimitris Dimitriadis.

“A ideia não é provocar um estado de catarse no público. Queremos que a partir das cenas a gente consiga pensar sobre a ditadura e o que não queremos para o país hoje”, revela a atriz Fernanda Azevedo. A montagem leva a assinatura e a direção de Fernando Kinas.

Morro como um país é o resultado do trabalho de pesquisa da companhia de teatro Kiwi, quem tem como base o teatro documentário. “Usamos depoimentos de ex-presos políticos na América Latina, documentos do exército norte-americano, trechos de livros, músicas do período da ditadura e o depoimento de uma das Mães de Maio do Brasil”, conta Fernanda. “Não lidamos com a ditadura como uma questão pessoal, mas do ponto de vista das perdas da nação diante de um governo autoritário”, diz.



Espetáculo Morro como um país

Teatro I do CCBB Brasília (SCES Trecho 2). Com a Cia. Kiwi. Sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 20h. A entrada é franca, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência do início da sessão na bilheteria do CCBB. Não indicado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES