Brasília-DF,
25/SET/2018

'Retratos da brasilidade' apresenta obras com foco na identidade cultural

Divida em blocos, a exposição traz pinturas, desenhos, gravuras e fotografias de diferentes momentos da arte brasileira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Luana Brasil - Especial para o Correio Publicação:06/06/2014 06:19Atualização:06/06/2014 15:16
O futebol ganha um módulo especial, com 11 painéis na mostra (Thomaz Farkas/Divulgação)
O futebol ganha um módulo especial, com 11 painéis na mostra

“A singularidade da cultura popular brasileira dá o tom da exposição Retratos da brasilidade”, em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional, revela o curador José Luiz Hernandes Afonso. “A ideia é oferecer ao público recortes da cultura popular brasileira, evidenciando sua singularidade”, endossa.

A mostra conta com 70 obras que apresentam cenas dos séculos 19 e 20, focando no trabalho, nos tipos humanos, na fauna e na flora e na cultura popular tradicional. Divida em blocos, a exposição traz pinturas, desenhos, gravuras e fotografias de diferentes momentos da arte brasileira, tais como o academicismo, o modernismo, o expressionismo e a arte naif.

A Copa do Mundo recebe atenção especial. Há 11 obras sobre o tema futebol, produzidas por artistas como João Calixto, Klaus Mitteldorf, Thomaz Farkas, Lívio Abramo, George Love e Castalia.

Também compõem Retratos da brasilidade a escultura em bronze O homem brasileiro, de Ernesto de Fiori; o desenho Capoeira, de Carybé; a pintura naif Festa de são-joão, de Aldir Sodré de Souza; e a gravura Carnaval, de Lívio Abramo, entre outras.

Retratos da brasilidade

Salão Negro do Congresso Nacional, até 24 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Grupos de escolas podem agendar visitas guiadas pelo telefone 0800 619 619 ou pelo email exposicoes@camara.leg.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES