Brasília-DF,
18/JUN/2018

Projeto oferece ao público a oportunidade de reviver a construção de Brasília

As sessões ocorrem todas as quartas- feiras, às 9h15 e às 14h15, e permanecem em cartaz até 12 de novembro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:11/06/2014 08:28
Cena da peça Visite o Museu Vivo, que promove um passeio divertido sobre a história de Brasília (Raphael Herzog/Divulgação)
Cena da peça Visite o Museu Vivo, que promove um passeio divertido sobre a história de Brasília

Como se acionasse uma máquina do tempo, o projeto Visite o Museu Vivo oferece ao público de todas as idades a oportunidade única de reviver a construção de Brasília, além de conhecer mais sobre a história da cidade, em uma visita interativa pelo Museu Vivo da Memória Candanga. Sob a direção de Márcio Menezes, o elenco de atores formado por Abaetê Queiroz, Alexandra Medeiros, André Reis, Camila Guerra, Mateus Ferrari e Tatiane Ramos conduz os visitantes pelo espaço e reproduz cenas de situações típicas do cotidiano dos construtores de Brasília. As sessões ocorrem todas as quartas- feiras, às 9h15 e às 14h15, e permanecem em cartaz até 12 de novembro.

Uma das idealizadoras do projeto, Patrícia Herzog, ressalta os aspectos multimídias do projeto. “Unimos diversas plataformas de interação com o público. Além do teatro, durante o passeio também apresentamos a adaptação de um filme de super-heróis, em que os personagens fazem alusão à equipe de arquitetos e engenheiros que acompanhava Juscelino na época da construção”, conta. Outra novidade é que os espectadores fazem parte da encenação. Logo no começo do passeio, cada visitante recebe uma função de candango: pedreiro, cozinheiro, comerciante, enfermeiro, entre outros. “É uma visita interativa, divertida e educativa”, completa. “Além da vida dos pioneiros, apresentamos como foram criados os projetos arquitetônicos da cidade”.

O projeto tem, ainda, a finalidade de celebrar o espírito desbravador dos homens e mulheres que trabalharam na construção da cidade planejada mais importante do século 20. “É uma homenagem às pessoas que vieram em busca de uma vida melhor e deram o melhor de si para erguer a cidade. Serve para preservar e valorizar o patrimônio cultural de Brasília”, comenta Patrícia. Ela explica que Visite o Museu foi uma ação criada para destacar a importância cultural do Museu Vivo da Memória Candanga. “O Museu tem uma representatividade histórica única. Esse é, atualmente, o único prédio preservado com as mesmas características da época da construção. É um espaço muito simbólico”, observa.

Visite o Museu Vivo

Museu Vivo da Memória Candanga (Epia Sul, SPMS, Lt. D, Núcleo Bandeirante; 3301-3590). Todas as quartas-feiras. Até 12 de novembro. Sessões às 9h15 e às 14h15. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: visiteomuseuvivo.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES