Brasília-DF,
18/JUN/2018

Considerado esporte de salão, o futebol de botão reúne gerações em torno do tabuleiro

Uma das vantagens da modalidade é que pode ser praticado por gente de várias idades

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Lucas Lavoyer - Especial para o Correio Publicação:04/07/2014 06:16
José Ricardo Caldas e Almeida ( diretor ) da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (Arquivo Pessoal)
José Ricardo Caldas e Almeida ( diretor ) da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa

A copa do mundo tem uma outra versão, disputada sobre uma prancha de madeira pintada de verde e com as quatro linhas que compõem um campo de futebol desenhadas. Os jogadores são representados por peças de acrílico ou de madrepérola. Incentivados pelo evento sediado no Brasil, adeptos do futebol de mesa, também conhecido como futebol de botão, têm aproveitado para organizar campeonatos e resgatar o passatempo tradicional.

Uma das vantagens do futebol de botão é que pode ser praticado por gente de várias idades — proporcionando um divertido encontro de gerações — e em variados lugares. Do conforto da casa à agitação das ruas e dos clubes do DF, por exemplo.
Embora não necessite de espaços exclusivos, amantes do futebol de botão têm opções de locais próprios para a prática do jogo. Duas vezes por semana, a Federação Brasiliense de Futebol de Mesa se reúne na AABB.

Apreciador da modalidade desde a década de 1970, o atual diretor técnico da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, José Ricardo Caldas e Almeida, 57 anos, também garante que a atividade — reconhecida como esporte de salão, assim como xadrez e bilhar — é uma opção válida quando se quer reunir amigos ou conhecer pessoas. “É uma forma de socialização, pois coloca em contato direto pessoas mais diferentes possíveis”, comentou.

Onde praticar

Não há uma loja especializada em futebol de botão no DF, mas asde brinquedos costumam comercializar os botões e as mesas.
Algumas lojas virtuais também vendem o material.

www.shopping.uol.com.br
www.extra.com.br
www.submarino.com.br.
www.magazineluiza.com.br

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES