Brasília-DF,
19/JUN/2018

Conheça os pontos turísticos que contam a história de Brasília e do país

Confira as opções de lugares para visitar na capital do Brasil

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Maiesse Gramacho - Especial para o Correio Publicação:04/07/2014 06:20
Quem está acostumado a relacionar Brasília apenas com o centro do poder vai se surpreender com palácios residenciais, templos budistas, parques e muitas outras atrações da nossa capital.

Museu de Valores do Banco Central
 (Gustavo Moreno/CB)

No museu, é possível conhecer desde as primeiras moedas que circularam no Brasil até o real dos dias atuais, além de curiosidades, como cédulas de outros lugares do mundo. Um dos destaques da coleção é o dobrão de 20 mil réis — ele marcou o apogeu do Ciclo do Ouro no Brasil e pesa 53,7 gramas. O espaço fica no edifício sede do Banco Central (Setor Bancário Sul) e abre de terça a sexta, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Parque Ecológico Península Sul

Localizado na QL 12 do Lago Sul, região conhecida como Península dos Ministros, o parque é uma opção para caminhar ou andar de bicicleta na ciclovia de 5km contemplando o Lago Paranoá. No local, também é comum encontrar pessoas praticando o kitesurfe. Além de trilha e ciclovia, há equipamentos de ginástica e área de convivência. O funcionamento é diário, das 6h às 21h.

Templo Shin Budista Terra Pura


Além da bela arquitetura, oferece diversas opções de práticas religiosas e atividades esportivas em suas instalações. Há palestras com o monge, meditação, oficinas de artes visuais (ilustração e mangá) e origami, aulas de artes marciais e ioga. Também é palco para comemoração de datas budistas e cerimônias de casamento. O templo fica na Entrequadra 315/316 Sul. Os horários de visitação podem ser consultados pelo telefone 3245-2469.

Museu da Imprensa

Considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo, concentra cerca de 600 peças e documentos raros. Entre eles, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro — a mais antiga do acervo, de 1812. As visitas são monitoradas por um historiador e podem ser agendadas pelos telefone 3441-9618 para dias úteis, das 8h às 18h. Situado no Setor de Indústrias Gráficas.

Palácio do Jaburu
 (	Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

O Jaburu é a residência oficial do vice-presidente da República. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e abriga obras de artistas consagrados, como Marianne Peretti, Alfredo Ceschiatti e Athos Bulcão. As visitas ao Jaburu ocorrem às quartas-feiras, das 15h às 17h. O ponto de partida é o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente da República. Os grupos são formados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Planetário

Recentemente reinaugurado, depois de anos fechado ao público, o local é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento. Cada sessão comporta até 80 visitantes. Filmes são projetados numa cúpula de 12,5 metros de diâmetro. O Planetário de Brasília fica no Eixo Monumental e funciona de terça a domingo, com sessões abertas para o público e outras agendadas. Os horários podem ser conferidos em www.sect.df.gov.br/planetariodebrasilia/funcionamento.

Palácio Itamaraty

 (Bruno Peres/CB/D.A Press)

Sede do Ministério das Relações Exteriores, o prédio abriga painéis de Athos Bulcão e afrescos de Alfredo Volpi. Também há obras de Iberê Camargo, Rubem Valentim e Tomie Ohtake. O paisagismo é de Roberto Burle Marx. São oferecidas visitas guiadas, gratuitas, em português, espanhol, inglês e francês. A visita é diária (segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 19h).

Museu da Cidade

Desenhado por Oscar Niemeyer, o espaço na Praça dos Três Poderes foi concebido para preservar a memória da construção da capital. Na fachada, incrustada, uma grande cabeça de JK, de autoria de José Alves Pedroz. Dentro, frases que marcaram a história da cidade. A visitação é permitida de terça a domingo, das 9h às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES