Brasília-DF,
19/FEV/2018

Pianista Maria Teresa Madeira interpreta composições de Ernesto Nazareth em show

A artista se apresenta nessa quarta a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto João Donato - 80 Anos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Irlam Rocha Lima Publicação:30/07/2014 10:16Atualização:30/07/2014 12:12
Além de reverenciar Ernesto Nazareth, João Bani e Maria Teresa Madeira fazem show no projeto João Donato 80 anos  (Marcio Dorneles/Divulgação)
Além de reverenciar Ernesto Nazareth, João Bani e Maria Teresa Madeira fazem show no projeto João Donato 80 anos

Maria Teresa Madeira comemora 35 anos de carreira em grande estilo. Desde o primeiro semestre, a pianista carioca está empenhada na gravação da obra completa de Ernesto Nazareth. O projeto, contemplado pelo Prêmio da Música Brasileira, da Funarte, vai permitir que ela registre 213 peças do compositor, precursor do choro, em 12 CDs, a serem reunidos numa caixa. O lançamento está previsto para março de 2015.

Entre os temas, já gravados, Maria Teresa chama a atenção para Resignação, “uma valsa lenta belíssima, última música composta por Nazareth. Há, ainda as polcas Cativante e Gracietta, igualmente pouco conhecidas. Mas, obviamente, no repertório não faltarão clássicos, como Apanhei-te cavaquinho, Brejeiro e Odeon”, antecipa. “Esta é uma homenagem que estávamos devendo a esse importante músico brasileiro”, acrescenta.

Inquieta, a pianista gravou recentemente o álbum João e Maria, em duo com o percussionista baiano João Bani, com quem se apresenta de hoje a sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto João Donato — 80 Anos. “O disco traz releituras de composições de Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Sinhô, Geraldo Pereira, Astor Piazzolla e Jean Baptiste e vamos lançá-lo nesse show em Brasília”, anuncia.

 O duo foi formado em 2008, justamente para participar de projetos no Clube do Choro e desde a primeira apresentação tem recebido boa acolhida do público. Vindos de escolas diferentes — o percussionista, que iniciou a carreira em Brasília, chegou a tocar com Cássia Eller no início da trajetória da roqueira — alcançaram sonoridade ímpar e surpreendente, para uma formação rara na MPB. Em 2012, a convite da Embaixada do Brasil na Colômbia, os dois tocaram na Feira Internacional do Livro de Bogotá.

Ouça música Jangadeiro, de Nazareth


Maria Teresa Madeira e João Bani
Show da pianista e do percussionista de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto João Donato — 80 Anos. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumenta). Ingressos R$ 20 e R$ 10 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES